Plantas Carnívoras: 3 Tipos e Como Cuidar em Casa

Apesar de já serem conhecidas, as plantas carnívoras não aparecem em projetos de paisagismo por aqui. Certamente, a beleza exótica das plantas carnívoras é seu principal atrativo, quem não gosta de plantas pode até desejar tê-las em casa simplesmente pelo seu visual, essas mesma possui um charme popular e, embora seja carnívora, pode sim ser cultivada em casa. Nesse artigo iremos lhe mostrar alguns tipos e como cuidar desse tipo de planta em casa.

Sendo assim, se você gosta do visual da planta carnívora, saiba que pode tê-la dentro de casa, inclusive, a mesma não é somente uma planta para jardim. Não é necessário fazer qualquer curso de paisagismo, ou retirar os animais domésticos de casa.

Mas o que comem essas espécies? Geralmente se alimentam de caramujos, lesmas, organismos aquáticos microscópicos, centopeias, aranhas, insetos e pequenos vertebrados, por exemplo, sapos, pássaros, roedores, etc.

Plantas Carnívoras Brasileiras

Gostou da ideia de ter uma planta carnívora em casa? Então comece conhecendo alguns tipos de plantas carnívoras no Brasil.

Planta Carnívora Gigante

Antes de apresenta-las, vou dizer quais são as características necessárias para que uma planta seja considerada carnívora:

  • A princípio ela deve atrair formas de vida animal;
  • Também precisa ter meios de prender estes animais;
  • Por fim, as plantas carnívoras conseguem digerir estas formas de vida animal;

Por outro lado, não é necessário que a espécie apresente todas essas características juntas.

Vejas exemplos de plantas carnívoras no Brasil

Existem plantas carnívoras aqui no Brasil? Elas não só existem como o Brasil é o segundo país no mundo e número de espécies, sendo que, as mais comuns em território nacional são as droseras. As droseras se distinguem das demais por conta da mucilagem, uma substância pegajosa usada para aprisionar insetos voadores.

Contudo ainda temos a Utricularia, Genlisea, Heliamphora, Dioneia, Catopsis, e Brocchinia. Estas duas últimas da família das bromélias. No total temos 80 tipos por aqui.

Planta Carnívora Gigante

Planta Carnívora Gigante

Planta Carnívora Dioneia

Planta Carnívora Dioneia

A dioneia, também conhecida popularmente como apanha moscas, sem dúvida, é a mais popular, trata-se daquela que comumente aparece em filmes e que captura insetos com facilidade. Sua estrutura de captura é composta por dois lóbulos unidos na base que ficam presos na ponta de cada folha.

Em Algumas regiões ela também conhecida como Vênus papa-moscas, fazendo alusão à deusa romana.

Planta Carnívora Gigante

Planta Carnívora Gigante

Geralmente as plantas carnívoras gigantes são aquelas que se alimentam de animais maiores como sapos e roedores, certamente essas são os tipos mais exóticos e que despertam curiosidade nas pessoas. Não é incomum encontrar pessoas em diversas partes do país que acreditam que estas plantas até comem gente, mas isso não é verdade.

Como Cuidar de Plantas Carnívoras

plantas carnívoras

  • A princípio, prefira um substrato que seja pobre em nutrientes, ácido, bem drenado, mas com boa retenção de umidade (musgos, pó de xaxim, areia, carvão vegetal, etc.);
  • A água das regas também não deve ser rica em nutrientes. Prefira água da chuva;
  • Em relação à luminosidade, esta é de extrema importância para a maioria da planta carnívora.
  • Sendo assim, o melhor é que a sua recebe luz direta do sol na maior parte do dia. Algumas não precisam de tanto luminosidade, por exemplo, a Nepenthes.
  • Por fim, a planta carnívora gosta muito de umidade. Muitas devem ser mantidas em estufa, mas as cultivadas no Brasil podem ficar bem com a umidade do substrato.

Onde Comprar

Esse tipo de planta é facilmente encontrada na internet em sites especializados.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários