Platibanda: O Que é? Altura + Modelos Para se Espelhar

Você sabe o que é platibanda e qual a sua função é um projeto de construção? As platibandas é muito comum em projetos residenciais e comerciais, provavelmente você mesmo sem saber, já observou uma em diversas fachadas de casas.

Portanto, se você está pensando em um projeto e deseja algo que seja tendência, a dica é investir tanto em telhados modernos quando em platibanda. Pois essa é sem dúvida, uma das melhores opções quando queremos uma construção com telhado embutido.

Mas se você chegou até este post é porque não sabe ao certo do que se trata e deseja saber. Sendo assim, vamos falar sobre as platibandas de forma mais detalhada, mas de maneira fácil.

Confira abaixo todas as informações e veja fotos com os principais modelos que você deve conhecer.

Platibanda o Que é?

Platibanda o Que é

De acordo com profissionais da área da engenharia, a platibanda é uma espécie de prolongamento de parede que esconde o telhado de edificações residenciais multifamiliar ou edifícios comerciais. No caso de edifícios residenciais multifamiliar, essa extensão de parede é geralmente feita com o mesmo material usado no restante da construção.

Aqui no Brasil, na maioria das vezes as casas são construídas em modelos de alvenaria de tijolos ou de blocos de cerâmica ou concreto.

Por outro lado, em construções comerciais, usam-se as mesmas platibandas tradicionais que citei anteriormente, mas também aquelas feitas em metal. Esta estrutura metálica é revestida com telhas trapezoidais

Em outros casos ainda temos prédios comerciais com platibanda feita com pré-moldados, seguindo o resto da vedação. Todavia, nestes dois tipos de platibanda, sua parte superior recebe um acabamento que serve tanto para proteção (coroamento) quanto para fins estéticos.

O acabamento pode ser composto por pedras naturais, metal ou ainda, peças prontas feitas de concreto, entretanto, as peças pré-moldadas de concreto não são indicadas, por se tratar de material poroso.

O coroamento da platibanda precisa ser posto, voltado para o interior da construção e quando é feito com pedras, deve ter uma pingueira. Este acabamento serve para diminuir manchas provocadas por sujeiras presentes no ar.

Entre a platibanda e o telhado existem rufos e nos pontos baixos há calhas que devem se limpas com frequência. Pois quando não se faz uma limpeza adequada das calhas é possível que haja acúmulo de água que gera infiltração e ocorrência de mofo.

Platibanda Com Beiral

Na verdade o beiral é uma alternativa às platibandas e é basicamente uma continuação do telhado. O beiral é, certamente, mais indicado em casas rústicas e com estilo colonial e com telhado aparente.

Em relação ao custo, a platibanda torna o projeto mais barato, mas por outro lado, sua manutenção possui custo maior. Já no caso do beiral é o contrário, o custo de produção é maior, mas sua manutenção é barata.

Platibanda Telhado

Platibanda Telhado

Em telhado tradicional o mais indicado é usar o beiral. As platibandas é recomendada para projetos com laje, ou telhado metálico e de fibrocimento.

Platibanda Altura

Geralmente as platibandas devem medir aproximadamente 80 centímetros, mas em tese, as mesmas devem seguir o ângulo de inclinação do telhado.

Platibanda Altura

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários