Policarbonato – telhas, chapas e coberturas



policarbonato celular

policarbonato celular para gerar coberturas com longos vãos através de sua estrutura interna.

Uma alternativa para você que deseja instalar uma cobertura em, sua residência ou empreendimento, porém precisa de luz solar, é a cobertura de policarbonato. Ela é transparente, permitindo que os raios solares incidam no espaço em que é aplicada como cobertura, porém evita que os raios ultravioleta sejam propagados (que são extremamente danosos à saúde). Além da luminosidade natural, este tipo de cobertura proporciona uma integração do ambiente interno da casa com o externo, proporcionando uma sensação de bem estar. Ela também é uma alternativa para os tipos de construção que apresentam uma estrutura pensando na sustentabilidade, uma vez que um ambiente bem iluminado não será necessário acender a luz, por exemplo, contribuindo assim para economia de energia elétrica.

Policarbonato na construção

O policarbonato é um plástico de engenharia, ou seja, foi criado e destinado à construção civil e à engenharia. Ele é utilizado para cobertura de piscinas, gazebos, jardins de inverno, estufas, entre outros. Por conta da durabilidade, que é maior que a do plástico, por exemplo, é mais resistente a grandes impactos do que o vidro e o acrílico, além de ter uma vida útil maior do que a de materiais confeccionados com PVC e fibra de vidro, pois não perdem a cor e transparência facilmente. Podem ser encontradas em lojas de material de construção sob o formato de telhas e chapas, apresentando diversas cores, formas e texturas, variando entre os tons fumê, bronze, cristal, dentre outros.

coberturas em policarbonato

coberturas em policarbonato

O policarbonato apresenta várias vantagens: garantia contra amarelamento, proteção contra raios UV, fácil manutenção, economia de energia, não propaga calor ou chama, baixa condutibilidade térmica e elétrica. Sendo assim, ele é um produto extremamente seguro, desde que utilizado e instalado da forma correta e por profissionais preparados.

Com tantas vantagens como esta, fica difícil escolher outro produto. Quanto o assunto é construção, deve-se optar por materiais e produtos duráveis, de fácil manutenção e limpeza, assim é possível tem um ambiente bonito sem gastar muito ou fazer sucessivas trocas. Algumas coberturas são vendidas e a instalação é recomendada por alguns fabricantes, devendo ser fixadas em madeira ou alumínio. Quando o projeto das coberturas de policarbonato for aliado ao projeto arquitetônico  seria interessante prever por exemplo a armação do policarbonato com o matral das esquadrias, para não destonar, podendo ser então esquadrias de alumínio ou mesmo esquadrias de madeira.

cobertura em policarbonato

cobertura em policarbonato

Limpeza do Policarbonato

Para fazer a limpeza, deve ser feita periodicamente (mensalmente), e pode ser feita com água corrente e sabão, não devem ser usados abrasivos, como saponáceos ou lãs de aço, pois estes produtos podem riscar a superfície, danificando-a. Deve ser utilizado apenas sabão neutro e esponja. Essa limpeza é recomendada pois, assim como o vidro, o policarbonato em coberturas acaba acumulando sujeira e se tornando opaco.. Tendo os devidos cuidados, sua cobertura vai durar por muito mais tempo.

garagem de policarbonato

Cobertura de garagem de policarbonato para a proteção de carros, porém permitindo a entrada de luz.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

5 Comments - Add Comment

Comentários