As Diferenças entre porcelanato e azulejo

A hora de escolher os revestimentos é, sem dúvida, um dos momentos mais legais na finalização e acabamento de uma obra. Principalmente porque o gosto pessoal do proprietário e seu estilo de vida contam muito nessa hora. Ou seja: é hora de dar uma “cara” a casa. Há diversos tipos de revestimentos disponíveis no mercado e cada um deles tem uma funcionalidade em especial – há os que são perfeitos para cozinhas e banheiros, e os que são próprios para salas e quartos, entre ele se destacam o velho conhecido azulejo, e o moderno porcelanato. A durabilidade e a beleza devem ser levadas em consideração também, assim como a facilidade na hora da limpeza.

azulejos coloridos decorando bancada

azulejos coloridos decorando bancada

Tipos de revestimento cerâmico: diferenças entre porcelanato e azulejo

Os revestimentos de cerâmica são, há bastante tempo, uma opção muito procurada. Por serem resistentes e com custo relativamente baixo, dependendo do modelo e tamanho, é claro, podem ser utilizados na casa toda, inclusive nas paredes,no caso dos azulejos. Outro revestimento que tem caído no gosto dos compradores e proprietários de imóveis é o piso laminado. Ele dá aparência de um assoalho de madeira genuíno e tem várias opções de tonalidades, podendo ser utilizado também em escadas. Mas quais as vantagens de ambos? As comparações podem ajudar na hora da decisão.

azulejo cerâmico branco

azulejo cerâmico branco

O piso laminado possui a grande vantagem de sair mais em conta. Sua instalação é rápida, já que ele é vendido em lâminas (tábuas grandes) e pode combinar com qualquer tipo de mobília. Os azulejos de cerâmica também possuem a vantagem de combinar, mas como sua variedade de cores, formas e desenhos é muito maior, dão mais trabalho na hora da escolha das peças. Sua instalação envolve mais trabalho e mais material, porém levam uma grande vantagem sobre os revestimentos laminados, por não sofrerem com a água.

Entre os revestimentos cerâmicos, exitem certas diferenças nada sutís, mas que o consumidor pode ignorar, entre os azulejos e os porcelanatos. Por norma, se denominam de porcelanato os pisos de alta resistência e baixa absorvção de água. Essa absorvção pode sre de no máximo 0,5% no caso dos porcelanatos, o que evita que haja dilatação com a umidade, permitindo se fazer juntas secas. No caso do azulejo, a resistência à abrasão e infiltração de água é bem menor, sendo um piso inferior em vários aspectos, por isso seu preço acaba sendo menor também. O consumidor pode achar que está economizando, mas a longo prazo, oporcelanato é mais vantajoso.

Porcelanato branco

Peças de porcelanato branco. Costumam vir em tamanhos maiores que os azulejos

Limpeza dos pisos cerâmicos e laminados

A limpeza do piso laminado se dá com muita facilidade. Ele não precisa de nenhum produto específico para brilho e também é impermeável. Sua desvantagem, porém, é que é necessário todo cuidado na hora de posicionar um móvel ou lidar com tintas. As manchas não saem com facilidade e podem marcar o piso para sempre. No caso do azulejo de cerâmica, a limpeza pode ser realizada com limpadores comuns, encontrados em supermercados. A textura antiderrapante pode esconder pequenas impurezas. Deve-se esfregar o chão com frequência se este for o caso, para que não fique com aparência suja.

porcelanato branco aplicado

porcelanato branco aplicado

Banheiros e cozinhas, pela lida direta e constante com água, “pedem” azulejos. Por isso acabam sendo chamadas de áreas molhadas de uma construção, afinal estão em constante contato com a umidade nas paredes. Vale também azulejar uma das paredes (ou todas) da lavanderia. Pode ser a parede completa ou apenas metade dela. Para ambos, porém, vale a regra do tom mais claro para ampliar ambientes e tons mais escuros se a intenção for sofisticar.

vpeças de azulejo branco

peças de azulejo branco, mais compactas em relação aos porcelanatos

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários