Portas… É normalmente aqui que as pessoas “empacam” quando estão construindo ou reformando as suas casas. O tema abrange muitos modelos, tamanhos e tipos e isso faz com que as pessoas tenham uma dificuldade imensa na hora de decidir qual porta colocar.

Pois é, como vocês já sabem, nós nunca te deixamos na mão! Buscamos sempre a maior e melhor informação para te trazer um conteúdo único e esclarecedor.

Hoje não podia ser diferente. Vamos abordar um modelo específico de porta bastante utilizada na Europa, mas que ainda é novidade no Brasil – as portas de correr embutidas. Então vamos então conhecer mais esse modelo…

porta de correr embutida na parede de gesso modelo Neolatina Openspace
porta de correr embutida na parede de gesso modelo Neolatina Openspace

O que é

Como o próprio nome diz, a porta de correr embutida é uma porta, normalmente larga, embutida na parede que corre sobre o piso ou outro material específico, como se fosse um pequeno portão mesmo. Assim, é poupado aquele espaço da abertura das portas tradicionais além de economizar espaço da própria folha da porta, quando comparado as portas de correr convencionais. Esse tipo de porta já é bastante comum na América, onde o método de construção principal é o Wood-Frame, mas está ganhando espaço aqui no Brasil, principalmente pela popularização da construção de paredes de Gesso Acartonado.

Como é feita

Esse modelo de portas é fixado sobre trilhos e roldanas, que podem estar escondidos ou então aparentes, dependendo do projeto em questão.

Elas podem ser instaladas em paredes tanto de alvenaria quanto de drywall. Há que ter uma especial atenção caso a pessoa queira instalar a porta numa reforma, ou seja, a parede já está lá feita. Isso porque o perigo de atingir alguma tubulação tanto de energia quanto de água é eminente.

Esquema simplificado simulando a instalação de uma porta de embutir em parede de gesso
Esquema simplificado simulando a instalação de uma porta de embutir em parede de gesso
Esquema de embutimento da porta em parede de gesso acartonado 72 da Serit
Esquema de embutimento da porta em parede de gesso acartonado 72 da Serit

Para além disso, é necessário também um estudo específico da parede que irá receber a porta, pois esta deve ter pelo menos 15 cm, caso contrário é necessário a construção de uma nova parede.

em uma parede com espessura maior, como nesse caso, pode-se embutir duas portas no mesmo segmento de parede.
em uma parede com espessura maior, como nesse caso, pode-se embutir duas portas no mesmo segmento de parede.

Vantagens

Dentre as várias vantagens que a porta de correr embutida oferece temos em destaque as seguintes:

  • Possibilidade de isolamento de um ambiente específico. Ex: Você tem a sua sala de estar logo ao lado do seu escritório e uma enorme abertura na parede é o separa os dois (não há nenhuma parede entre os dois espaços). Com a instalação dessa porta você poderá receber as visitas na sua sala sem preocupações, afinal o escritório estará “escondido” atrás da porta.
  • Economia de espaço. Afinal é só puxar para o canto e a porta fica completamente ou parcialmente oculta, economizando imenso espaço que agora você pode utilizar para outros fins.

    Comparação da economia de espaço entre porta convencional e porta embutiada
    Comparação da economia de espaço entre porta convencional e porta embutida
  • Estética. O efeito estético também é de se considerar, pois essas portas além da praticidade e utilidade são extremamente bonitas requintadas e sofisticadas, o que traz um ar ainda mais “chique” ao ambiente.

Preços

O preço para esse tipo de portas varia bastante dependendo do tamanho, estilo da porta e também de região para região claro.

Mas, com base na nossa pesquisa obtemos os seguintes preços: para uma porta de correr embutida simples de uma única tonalidade o preço médio é de R$ 600,00; já para as portas mais detalhadas com duas listras e maçaneta de alumínio o preço em média é de R$ 1.000,00.

Lembrando que esses valores são para portas de madeira sem o valor da mão de obra incluída. Afinal não é qualquer um que pode instalar essas peças, é necessário um profissional na área.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

1 comentário

Deixe uma resposta