Amplamente utilizada em salas, varandas, boxes de banheiro e em escritórios, as portas de vidro são uma ótima opção para quem deseja modernidade. Fáceis de limpar e podendo ser encomendadas sobre medida, elas também possuem a grande vantagem da neutralidade, que as permite combinar com praticamente todos os tipos de mobília disponíveis e cores de tintas nas paredes.

Porta em vidro
Porta em vidro abrindo para a varanda. Garante uma bela vista e permeabilidade visual a quem usa o ambiente.

Porque optar pelas portas de vidro

A porta é um item indispensável num cômodo, já que assegura proteção, privacidade e, obviamente, permite a passagem de um local a outro. Quando a porta for uma porta de vidro, talvez a privacidade não seja exatamente seu forte, ao contrário das clássicas portas de madeira, mas sua beleza e versatilidade permitem que seu uso seja cada vez maior dentro de residências e em ambientes de trabalho onde a transparência é bem-vinda.

Porta dupla de vidro
Porta dupla de vidro, uma maneira elegante de se vedar um ambiente.

O material utilizado na fabricação das portas não é sempre igual. O vidro comum pode ser “verde” (observando o topo do mesmo percebe-se coloração ligeiramente esverdeada) ou “leitoso” (de coloração branca, fosca, podendo ter como detalhe algum outro tom ou não). O vidro temperado é feito a partir do vidro comum, num processo de aquecimento e resfriamento. Ele se torna mais rígido e durável, e é o mais indicado na hora de escolher uma porta. Já o vidro laminado é composto por duas camadas, intercaladas com resina; quando quebrado, ele não se espalha, mas segura os estilhaços, formando uma espécie de teia de aranha.