Portões Automáticos – Preços, Modelos, Motores

portões automáticos

Portão automático é uma grande praticidade que você pode ter em sua entrada ou garagem

Decidir o tipo dos portões de entrada de uma residência pode parecer um verdadeiro desafio à primeira vista, já que, além de proteger a residência, o portão precisa harmonizar com o estilo da fachada. Mas além de escolher o modelo pela sua estética, precisamos pensar no uso e na praticidade, e o que é prático que os portões automáticos? Porém, para escolher o modelo de portão certo para automatizar, é necessário que conheçamos suas características, por isso preparamos o texto a seguir: um guia definitivo na compra do seu portão automático!

Como há várias de portões automáticos no mercado, é importante decidir qual se encaixa melhor na fachada. Também é importante verificar se o modelo que você deseja está dentro dos limites estabelecidos de afastamentos para a abertura do mesmo. Quando a construção está inapropriada e a fiscalização aparecer, você poderá ser multado e ter de refazer tudo.

Por causa da comodidade e também por segurança, muitas pessoas estão adotando o uso de portão automático na entrada de suas casas. Eles são práticos e funcionam de maneira automatizada, o que facilita muito a entrada e saída.

Dimensões e materiais do portão

Defina primeiro a utilidade do portão, se vai ser para entrada e saída de pessoas ou para veículos.

No caso de veículos, os portões são maiores e por consequência, mais pesados. Quanto maior e mais alto for o portão, maior a força automática aplicada para seu manuseio. Além disso, é importante verificar o peso e a durabilidade do material que você escolher para seu portão automático.

O portão deve ser fabricado com materiais resistentes. Os mais vendidos no Brasil são os feitos de alumínio, ferro e madeira. Já a automatização pode ser feita com especialistas no ramo. De acordo com o peso e o tamanho do portão, mais ou menos força serão aplicados.

Tipos de portões automáticos

Como há várias opções de abertura do portão (de abrir, de correr, pivotantes e basculantes) é ideal conhecê-los um pouco melhor antes de se decidir. No caso de portões manuais, você pode optar pelos de abrir. Mas no caso de portão automático, o ideal seria os de correr e os basculantes.

Os portões automáticos de correr são formados por “folhas”, que quando acionadas, abrem para um dos lados. As laterais não podem invadir as casas vizinhas, nem impedir a entrada de pedestres. Neste caso, verifique a possibilidade de instalar um portão manual só para a entrada social e outro de correr, automatizado. E lembre-se de verificar o espaço necessário para a instalação, se este modelo for sua opção.

portão automático de madeira

Portão deslizante automático feito em madeira, com motor de tração.

Portão de aço automático com motor deslizante de tração

Portão de aço automático com motor deslizante de tração

Os pivotantes recebem este nome pois são sustentados por pivôs. Geralmente possuem duas folhas. No caso do automático, ele recebe um aditivo extra de peso, por causa do esforço durante a abertura do portão.

Portão pivotante automatico

SIstema automático de portão pivotante – uma alternativa elegante para automatizar o portão de sua residência

Já os portões automáticos basculantes funcionam a partir de um contrapeso. Eles são parecidos com as portas basculantes, necessitando de uma viga superior para se movimentar (girar). Este é um modelo de portão que funcionará melhor se for automatizado.

portão automático basculante

Portão basculante automatizado com motor na parte interna

Modelo com controle remoto de portão automático basculante

Modelo com controle remoto de portão automático basculante

É importante perceber como será a abertura do portão e se é possível automatizá-lo. A vantagem é não precisar sair do carro quando quiser guardá-lo. Além de economizar tempo, em alguns lugares esta opção é mais segura.

Procure um fabricante confiável e converse com pessoas que já tenham utilizado os serviços do mesmo. Os preços variam bastante, mas preze principalmente pela qualidade dos motores, que vão garantir vida longa a seu portão.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

One Response - Add Comment