Projeto de Muro de Arrimo » tipos, cálculo e custos



Todos vocês já devem ter ouvido falar no famoso muro de arrimo, também conhecido como muro de contenção e/ou sustentação.

Esses muros além de isolarem um determinado local, servem também para conter a terra.

Mas como isso acontece? Quais são os materiais utilizados? Quando construir um muro de arrimo?

Vamos sanar todas as suas dúvidas já a seguir, acompanhe toda a matéria.

muro de arrimo para suporte de encosta encarpada.

muro de arrimo para suporte de encosta encarpada.

Para que serve?

O muro de arrimo é uma estrutura utilizada para estabilizar e segurar os terrenos inclinados evitando assim a erosão e a movimentação do solo.

muro de contenção para encosta perigosa

muro de contenção para encosta perigosa

O principal objetivo na construção dessas estruturas é conter os aterros e os barrancos, uma vez que ele substitui a terra que foi removida e estabiliza a sua pressão evitando a queda do solo.

Quando construir?

O muro de arrimo deve ser construído em duas principais situações:

  • Em caso de terrenos com inclinação – sempre antes de qualquer obra em um terreno inclinado, onde não é possível construir um aclive suave deve ser feito um muro de arrimo. Assim, o muro torna o terreno mais plano e apto para a construção.
  • Em caso de cortes no terreno – sempre que for necessário fazer um corte no terreno, seja para construir uma estrada, uma edificação, ou qualquer outro tipo de obra, é necessário a construção de um muro de arrimo. Isso porque com o corte o solo fica instável, menos resistente e mais susceptível a desabamentos, assim, o muro serve para conter esse solo.

Quais materiais utilizar?

Os muros de arrimo podem ser construídos com diferentes materiais, dentre eles as gaiolas de pedra, os blocos estruturais de concreto ou de cerâmica, as estruturas feitas completamente de concreto ou de pedra, ou ainda com solo-cimento (uma técnica antiga que mistura terra e cimento).

  • As gaiolas de pedras, também conhecidas como gabiões, possuem a vantagem de manter a encosta do muro permeável e drenante, sem você se preocupar em criar um sistema complexo de drenagem para o muro;
  • Muros de Pedras são aqueles que ficam com o melhor acabamento final para a obra do seu muro. entretanto possuem um custo relativamente alto, e necessitam de um projeto de drenagem, para evitar que a pressão da água faça o muro colapsar em dias de muita chuva;
  • Muros de alvenaria de tijolos ou blocos pré-moldados ainda são os mais baratos, entretanto sua resistência é bem inferior aso tipos anteriormente citados, e ainda necessitam se pensar na drenagem do muro de arrimo na hora de fazer o projeto da contenção de barreira.

Muro de arrimo de pedras

Muro de arrimo de alvenaria

Preços

O preço de um muro de arrimo varia de acordo com o material utilizado na construção do muro de arrimo.

Porém, considerando que esse seja feito com concreto armado o preço é em torno dos R$800,00 por metro cúbico. E estima-se que esse valor varie cerca de 25 % de região para região.

Drenagem

A carga e a pressão da terra sobre o muro aumentam consideravelmente após uma chuva, o que pode causar sérios problemas até mesmo de desabamentos de terra.

Por isso, quando alguém decide construir um muro de arrimo deve ter vários cuidados para que isso não se torne um problema futuramente. E, dentre esses cuidados está a drenagem, que deve ser bem calculada a fim de evitar possíveis danos.

O sistema de drenagem resume-se basicamente em vários drenos ao longo do muro que levem a água das chuvas até as laterais do mesmo. Esses drenos, em alguns casos, podem até mesmo atravessar o muro, de acordo com o projeto da obra. Por isso, é essencial um profissional capacitado para decidir a melhor opção para cada caso.

murada de contenção de arrimo feita com técnica de gabiões, garantindo drenagem do terreno

murada de contenção de arrimo feita com técnica de gabiões, garantindo drenagem do terreno

Além do sistema de drenagem outro cuidado importante a ter é a impermeabilização do terreno na parte de trás do muro. Isso fará com que a água só passe pelo muro através dos drenos, mantendo completamente seco o outro lado.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

6 Comments - Add Comment

Comentários