Projetos de Despensa – Modelos, projetos e ideias



Ter um lugar para guardar mantimentos e outras coisas relacionadas à cozinha pode parecer um luxo em tempos de casas e apartamentos cada vez menores. Entretanto, a despensa é primordial para manter a aparência organizada e otimizar o espaço da cozinha, além de separar comidas, bebidas e temperos que não são utilizados no dia a dia, trazendo para a bancada apenas o que vai ser usado no dia. Por isso e muito importante planejar bem esse espaço, para otimizá-lo e torná-lo mas funcional, mas também mais agradável a prazeroso, não apenas um canto escuro da casa.

projeto de despensa decorada

Essa despensa, por exemplo usa prateleiras de vidro para facilitar a visualização e itens mais altos, além de usar acabamento de piso laminado, papel de parede, e sancas negativas no teto

Projetos para despensa residencial

despensa embutida na parede, pode ser acessada por gavetas

despensa embutida na parede, pode ser acessada por gavetas

A boa notícia é que mesmo os projetos mais apertados de planta podem abrigar uma despensa. Ela não precisa necessariamente ser um cômodo grande: bons armários (embutidos ou não) dão conta do recado. Alguns apartamentos são vendidos, inclusive, com pequenas repartições atrás de portas que permitem o uso do local como despensa.

A despensa deve ficar localizada num local arejado (nada de quartinhos abafados e sem iluminação!), portanto instale prateleiras e gavetas em locais bem claros e fáceis de manter a limpeza e a organização.

Para armários de correr, conte com o trabalho de lojas especializadas em moveis planejados. Eles podem instalar uma despensa pequena, mas bastante funcional dentro da sua própria cozinha, encaixando o móvel no espaço disponível, “escondendo-o” quando você não precisar buscar nenhum ingrediente por lá.

Para um projeto mais simples, você mesmo pode montar sua despensa, adquirindo nichos, prateleiras e gavetas de encaixe. Esse tipo de material permite que você compre de acordo com suas necessidades e vá acrescentando mais com o tempo, conforme for preciso.

Acessórios de despensa

Em qualquer tipo de despensa, e para manter tudo organizado e separado de acordo com sua função, peso e tamanho, conte com a ajuda de acessórios como caixas, suportes de metal, potes herméticos, gavetas, cestos e etiquetas. Estas últimas são primordiais para que você saiba há quanto tempo o produto foi comprado, validade, etc.

cestas na despensa

Outra dica interessante guardar diversos gêneros alimentícios

Decorando a despensa

Não é porque o local é apenas usado para guardar coisas que a despensa não precise de um toque decorativo. Invista em boas idéias como potes de vidro com tampas decoradas com tecidos, fitas e até mesmo pequenos puxadores feitos de biscuit.

Outra maneira bacana de decorar a despensa é cobrir paredes, fundos e prateleiras com papel contact: as estampas vão lembrar papel de parede e o local fica muito mais animado. Além de impermeável, o contact permite que a limpeza seja feita normalmente. A praticidade fica por conta do fato de que, se você enjoar da estampa, basta trocar por outra.

escadas na despensa

Para criar um espaço funcional, você também pode aproveitar escadas para acessar prateleiras

Outra dica interessante é prever o espaço integrado com a cozinha

Outra dica interessante é prever o espaço integrado com a cozinha

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários