O mundo da construção civil cresce cada dia mais e com esse crescimento surgem também novos produtos quase que diariamente no mercado. O surgimento desses novos produtos juntamente com os já existentes criam uma série de opções pelas quais o consumidor pode escolher, ou seja, fica cada vez mais difícil a tarefa de decisão. Pois é, este é um problema que temos relatado várias vezes. E, se você está passando por essa mesma fase de escolha recomendo que você acompanhe os nossos artigos pois neles ajudamos não na escolha do produto mas sim com as características e dicas de uso de cada um. Como hoje não podia ser diferente, trazemos também um produto que é amplamente utilizado no ramo da construção civil, estamos falando do quartzito.

Parede de mosaico de quartzito
Parede de mosaico de quartzito

Então se você nunca ouviu falar sobre esse produto ou ainda tem algumas dúvidas, fique por aí e acompanhe já a seguir tudo o que trazemos para vocês.

O que é Quartzito

Para quem não sabe o quartzito é um mineral originário da rocha metamórfica. A composição desse mineral é, basicamente, de quartzo e a origem está relacionada com vários processos metamórficos desenvolvidos principalmente pelas rochas sedimentares. Na construção civil, há vários tipos de revestimentos feitos com a pedra quartzito, como a pedra São Tomé e mesmo a pedra madeira.

Características do Quartzito para construção e revestimentos

Dentre as principais vantagens apresentadas pelo quartzito destacam-se as seguintes:

  • Alta resistência mecânica, ou seja, ele resiste a fortes pressões.
  • Antiderrapante, o que faz dele ideal para áreas onde essa característica é extremamente necessária, como áreas externas por exemplo.
  • Alta resistência à produtos químicos – caso aconteça de você deixar cair sobre a pedra, acidentalmente, algum produto de limpeza extremamente forte, a sua peça permanecerá sem nenhuma mancha.
  • Resistência ao aquecimento do sol – caso o seu projeto necessite de uma pedra que possa ficar exposta à luz solar sem ocorrer danos à mesma, essa é uma excelente opção pois o quartzito não sofre danos com o aquecimento solar.

Diferenças entre quartzo e quartzito

Ainda existem muitas pessoas que confundem ou até mesmo desconhecem a diferença entre o quartzo e o quartzito. Então veja a seguir as principais diferenças:

Cores do Quartzito

Enquanto o quartzo pode ser encontrado em diferentes cores como o violeta, rosa, amarelo, marrom, etc., o quartzito costuma ser encontrado num tom de neve e, muito raramente, em rosa ou cinza.

Bancada revestido com pedra quartzito neve
Bancada revestido com pedra quartzito neve
Sala de estar com parede revestido de quartzito filetado amarelo
Sala de estar com parede revestido de quartzito filetado amarelo
Parede de painel de TV de Quartzito bege
Parede de painel de TV de Quartzito bege
Banheiro revestido com quartzito filetado
Banheiro revestido com quartzito filetado
Parede de corredor em quartzito
Parede de corredor em quartzito

Revestimentos de Quartzito

Devido à variedade de cores apresentada pelo quartzo, o mesmo é utilizado até mesmo em joias de grande valor. Enquanto que o quartzito é mais utilizado na construção civil e na decoração de ambientes.

Existe uma grande dúvida sobre onde usar o quartzito, veja então algumas das suas principais utilizações:

  • Na construção civil em pisos internos e externos com uma alta resistência. Podendo ser utilizado também em fachadas e até mesmo paredes internas.
  • Em artesanatos minerais e industriais.
  • Na construção de mesas e outros vários objetos de decoração altamente resistentes.
  • Na construção de instrumentos de corte.
  • Como fonte de sílica para diversas finalidades.
  • Na indústria siderúrgica.

É isso mesmo, o quartzito é completamente diferente do famoso quartzo, no entanto é igualmente resistente, podendo ter vários usos tanto na construção civil como na decoração.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta