Radier – O Que é? Vantagens, Desvantagens e Cálculo

Quem está construindo e deseja economizar na obra precisa conhecer as lajes radier que vem sendo bastante utilizada por promover uma série de benefícios. Confira todas as informações sobre esse tipo de laje, veja quando elas podem ser usadas e o quanto você pode economizar em sua construção se utilizá-la.

O Que é Radier?

Radier

O que é radier? Vamos lá… Estamos falando basicamente de um determinado tipo de fundação rasa.

Por conseguinte, esse tipo de fundação rasa funciona como uma espécie de laje em contato direto com toda a superfície do terreno, essa mesma abrange toda a área da construção e recebe paredes da superestrutura e cargas dos pilares.

Normalmente, o radier é utilizado em obras de pequeno porte, principalmente em casas de baixo custo. No entanto, não há nada que impeça que a fundação seja instalada em construções maiores, isso já pode ser visto em grande escala em países da Europa e Estados Unidos.

Contudo, nesses casos é importante levar em consideração vários fatores, por exemplo, a interação do peso em relação à estrutura e o tipo de solo.

Não é necessário se preocupar com isso, pois um bom profissional pode facilmente determinar quando é viável a utilização do radier em uma obra.

Vantagens e Desvantagens do Radier

Radier

O sonho da casa própria é algo ainda muito distante na vida da maioria dos brasileiros, e por conta disso grande parte da população procura por meios mais acessíveis para realizar esse sonho.

Por outro lado, a crise tem feito que muita gente procure alternativas mais baratas, sendo assim, os dois grupos de brasileiro encontram no radier uma opção incrível para construir de forma mais barata.

Todavia essa é uma das principais vantagens de escolher esse tipo de fundação rasa.

Esse custo mais baixo se dá a vários aspectos benéficos. Confira alguns:

  • Não exige grandes escavações;
  • Movimentação de terra e montagem de fôrma simples;
  • Tempo de execução bem reduzido: Geralmente, em obras menores, a conclusão se dá em dois dias, sendo um dia e meio usado na montagem e mais meio dia para concretagem;
  • Grande possibilidade de utilização em terrenos argilosos;
  • Redução de mão de obra: Quando comparamos o radier a outras fundações rasas como as sapatas, a redução de mão de obra é uma vantagem.

Com toda a certeza, 3 funcionários conseguem realizar o serviço no caso de obra pequena;

  • Combina bem tanto com sistemas estruturais industrializados quanto com tradicionais;
  • Por outro lado, também contamos com algumas desvantagens em escolher o radier. Veja quais:
  • Dificuldade na execução: É necessária mão de obra especializada;
  • Aumentar a resistência por conta de cargas na laje demanda um custo maior;
  • Possibilidade do surgimento de fissuras no concreto armado;

Cálculo de Espessura do Radier

Radier

Da mesma forma como qualquer aspecto da construção, o radier precisa ser feito por um profissional da área – Um arquiteto ou engenheiro.

Sendo assim, o cálculo feito por estes profissionais é a respeito do concreto e quantidade de aço, ou seja, a quantidade de produto de acordo com o volume da estrutura.

Por fim, no caso da quantidade de aço é necessário dividir a área do radier por 5.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários