Muitas vezes, quando se vai reformar, uma das coisas que acaba se mexendo é na altura do forro, afinal imóveis muito antigos tendem a ter pé direito muito alto, o que acaba sendo um inconveniente para a decoração e acabamento de ambientes. Uma maneira muito fácil de realizar essa tarefa é através do rebaixamento de forro de gesso: O forro de gesso possui uma grande facilidade para fixação na laje superior, e é muito prático, além de ter um acabamento impecável. Confira a seguir algumas informações importantes sobre o rebaixamento de forros para fins decorativos.

Rebaixamento de forro de gesso na sala de TV
Rebaixamento de forro de gesso na sala de TV

Pois é, foi pensando exatamente nisso que decidimos trazer esse tema para os nossos leitores, afinal deve ter muita gente por aí sem saber o que é e nem para que serve o rebaixamento de forro de gesso.

O que é, e para que serve o rebaixamento de gesso?

O rebaixamento de gesso é isso mesmo que o nome diz – um rebaixamento que pode ser feito no forro usando peças de gesso acartonado fixadas em tirantes presos na laje superior.

Ele serve de suporte para os projetos de iluminação mais elaborados. Afinal este rebaixamento serve principalmente para dar ênfase e um destaque maior aos pontos de luz que podem valorizar, por exemplo, quadros ou então outros artigos de decoração.

Na maioria dos casos, são presos na laje superior tirantes de aço que sustentam os quadros em que serão fixas as peças do forro de gesso. Esse fica suspenso e pode ser cortado livremente para embutir luminárias, deixando um acabamento liso e muito bem feito no forro.

Sala decorada com parede de madeira e forro rebaixado de gesso
Sala decorada com parede de madeira e forro rebaixado de gesso
Forro de gesso rebaixado com luminárias embutidas
Forro de gesso rebaixado com luminárias embutidas
iluminação rebiaxo forro gesso acartonado drywall
Spots embutidos na lateral de rebaixo do forro em gesso acartonado
Luminária embutida rebaixo forro de gesso
Iluminação com pendente e luminária embutida em forro de gesso rebaixado
forro rebaixado sob mesa de sala de jantar
Sala de jantar com rebaixo sobre a mesa de janta

Dicas

Antes e durante o processo de rebaixamento do forro de gesso é necessário tomar alguns cuidados. Por isso separamos algumas dicas para te ajudar nesta tarefa. Confira abaixo:

  • Antes de qualquer decisão verifique a altura do pé direito da sua casa. Afinal se o teto for demasiado baixo será impossível rebaixar o teto, não é mesmo? A altura mínima que os gesseiros fazem e rebaixam os tetos é de 2,50 metros.
  • Depois de saber se é possível fazer mesmo o rebaixamento é hora de escolher o desenho. Alguns dos modelos são: teto rebaixado com curvas, teto rebaixado simples com sancas, teto rebaixado com iluminação nos cantos, entre outros. A escolha deve ser feita com base no ambiente no qual o teto será rebaixado e no gosto pessoal, claro.
  • Escolhido o modelo, é importante também definir os locais dos pontos de luz que o teto terá, da mesma maneira que deve ser feita para os pontos hidráulicos para o ar-condicionado, por exemplo.
  • Depois de ter tudo definido é hora de pesquisar o preço dos materiais e da mão de obra do gesseiro. Não arrisque a fazer sozinho caso não tenha conhecimento na área, isso pode te gerar dores de cabeça desnecessárias.
  • A partir daqui é com o profissional… O ideal é que você libere todo o espaço para o gesseiro trabalhar, então se o rebaixamento for feito em toda a residência tire umas férias com a sua família.

Pois é gente como vimos o rebaixamento de tetos é uma forma bastante simples e prática de dar uma repaginada na decoração dos seus ambientes.

Para a iluminação dos ambientes com esse rebaixamento escolha lâmpadas com tons quentes como por exemplo o amarelo, o vermelho e o laranja. Esta fora de questão as luzes fluorescentes, eles não combinam com esse tipo de ambiente.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Nenhum comentário

Deixe uma resposta