Sistema de reutilização da água da chuva residencial



Quando o assunto é água vem logo em mente a racionalização da mesma, afinal hoje em dia são vários os países que sofrem com a falta de água. Muita gente ainda não se deu conta de que a água é um bem limitado e extremamente essencial para a sobrevivência do ser humano. Ou seja, se continuarem a utiliza-la dessa forma desenfreada e inadequada dentro de pouco tempo ela estará completamente esgotada em todo o mundo.

Sistema de reutilização de água da chuva

Sistema de reutilização de água da chuva

Pois é, mas nós não estamos aqui para falar de como as pessoas utilizam mal a água, na verdade estamos aqui justamente para dar uma opção para diminuir esse desperdício. Então se você ainda não ouviu falar em reutilização da água fique por aí que hoje você vai encontrar aqui tudo o que precisa saber sobre o assunto.

Como funciona a Reutilização da água da chuva

Tal como o próprio nome indica, a reutilização da água é o processo que visa diminuir o desperdício utilizando uma água que provavelmente seria descartada, para outra atividade. Nesse processo pode haver, ou não, o tratamento da mesma.

reutilização da água da chuva

1- A água da chuva é captada por calhas e armazenada em uma cisterna ou tonel

2- A água deve ser bombeada até um filtro que remova a sujeira maior, como folhas galhos ou poeira

2- A água deve ser bombeada até um filtro que remova a sujeira maior, como folhas galhos ou poeira

3- depois de filtrada a água pode ser utilizada na sua casa

3- depois de filtrada a água pode ser utilizada na sua casa

Como podemos imaginar, este é um processo extremamente benéfico tanto para a natureza como para o ser humano, afinal o mesmo vai reduzir o consumo da água, baixando assim a conta d’água no final do mês.

A grande vantagem é a preservação da água potável exclusivamente para o atendimento das necessidades humanas. Além disso, o procedimento oferece ainda a grande vantagem da diminuição do volume de esgoto. Afinal a água é utilizada, tratada e reutilizada antes de ser completamente descartada, isso diminui os custos com água, luz e esgoto.

Exemplos de reutilização da água da chuva

Existem vários métodos de se reutilizar a água, desde os caseiros até os mais complexos, em grandes industrias, por exemplo.

Dentre os vários exemplos de reutilização de água destacam-se os seguintes:

  • Numa grande indústria a água utilizada nos processos industriais pode ser tratada e voltar para o mesmo ciclo sendo utilizada novamente.
  • Já em uma casa tradicional, a água do banho, por exemplo, pode ser captada e utilizada para lavagem de carro e/ou quintal, para dar descarga no vaso sanitário e muito mais. No mercado já existem sistemas específicos que fazem esse tipo de captação de água da chuva. No entanto, também tem o velho método de colocar o balde próximo ao chuveiro, onde a água do banho fica lá depositada.
  • Até a água de esgoto pode ser reutilizada, isso mesmo! É claro que não utilizamos essa água para beber, porém, depois de passar por uma estação de tratamento essa água é excelente para regar jardins públicos, lavar ruas e até mesmo irrigar grandes plantações.
  • Outro método bem caseiro e muito utilizado nos tempos de hoje é a reutilização das água da chuva. Para esse processo basta colocar alguns baldes/tambores em locais propícios para a recolha da água da chuva e depois é só reutiliza-la na lavagem de casa, do quintal, do carro, da calçada, rega de plantas e muito mais.

Pois é gente, o que está na moda é a reutilização desse nosso bem tão precioso e em risco. Por isso sempre que você puder reutilize a água, o meio ambiente e o seu bolso agradecem.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários