Revestimento para piscina – 5 opções para sua piscina

Ter uma piscina é o sonho de muita gente. Seja na cidade ou na casa de campo, a piscina é uma ótima maneira de relaxar e também se divertir com a família e com amigos. Mas após a construção da mesma, surge a dúvida: que revestimento de piscina devo escolher? Bem, isso vai depender do tipo de piscina e também do orçamento disponível para o projeto, confira nesse artigo 5 opções de revestimento para piscina.

Apesar de existirem algumas piscinas que não utilizam nenhum tipo de revestimento, o ideal é que ela seja sim revestida com algum material. Existe uma gama de opções no mercado e você pode decidir com base no resultado final que deseja alcançar: beleza no acabamento, facilidade de limpeza (evitando o acumulo de sujeira, mofo, fungos, etc.) e também a impermeabilização, que evita que a água da piscina cause transtornos a sua propriedade, como infiltrações.

Revestimento para piscina

Revestimento para piscina

Revestimento para Piscina

A seguir, listamos os revestimentos mais utilizados para piscinas, de acordo com suas vantagens e desvantagens. Lembre-se que é importante que o produto escolhido obedeça às normas técnicas estipuladas e tenha boa procedência. Escolha o melhor para o seu caso.

Azulejo

Com certeza o revestimento mais vendido para piscinas, o azulejo possui máxima impermeabilização e opções variadas para desenhos e gravuras, além de possibilitar a montagem de mosaicos.

Ele é relativamente barato em comparação a outros revestimentos e sua colocação é simples, e idêntica à colocação no banheiro por exemplo. No caso de contratação de mão de obra especializada, o custo fica também mais em conta.

A desvantagem é que o contato prolongado com a água pode tirar a cor original do azulejo ou escurecer os rejuntes. Além de também interferir na cor que a água da piscina vai “aparentar” ter. Por exemplo: em alguns casos a água vai parecer azul, em outros, esverdeada. Portanto cheque a cor de azulejo escolhida antes da instalação.

Piscina com revestimento de azulejos azuis no Nordeste brasileiro

Piscina com revestimento de azulejos azuis no Nordeste brasileiro

Pastilhas de vidro

Mais um produto que permite a criação de mosaicos personalizados e tem boa longevidade. Também muito comuns no revestimento para piscinas, as pastilhas de vidro são um pouco mais caras que azulejos e a instalação é mais demorada. O ideal é contratar mão de obra especializada.

Sempre verifique a colocação das pastilhas e acompanhe de perto o trabalho, pois as peças, por serem pequenas, sempre correm o risco de se soltar se não estiverem fixadas corretamente com argamassa e rejunte específico para esse fim.

Piscina de Pastilhas de vidro, acompanhada de deck de madeira na borda da piscina

Piscina de Pastilhas de vidro, acompanhada de deck de madeira na borda da piscina

Piscina externa com revestimento de pastilhas de vidro

Piscina externa com revestimento de pastilhas de vidro

Cerâmicas diversas, especiais para piscinas

Quem não quiser optar nem pelo azulejo comum nem pelas pastilhas, mas ainda assim deseja um revestimento cerâmico, pode optar por uma variedade bem grande de opções. As cerâmicas podem ser esmaltadas ou de aspecto fosco, além de resistirem melhor aos raios UV e à água da piscina, propriamente dita.

Essas cerâmicas próprias para piscina são a opção número 1 para piscinas públicas, de academias e com grande movimentação de usuários, pois são próprias para esse tipo de contato com a água.

Tanto o rejunte quanto a argamassa utilizada para a colocação das peças podem se encontrados com função antibacteriana, o que dificulta o crescimento de germes, fungos e também mantém a aparência da piscina mais higiênica.

Modelo interno de piscina com revestimento em cerãmica

Modelo interno de piscina com revestimento em cerâmica

Piscina coberta indoor com revestimento cerâmico especial

Piscina coberta indoor com revestimento cerâmico especial

Pedras para revestimento

Bem menos comuns do que os revestimentos citados anteriormente, as pedras também são uma opção para piscinas. Com aparência rústica e durabilidade alta, é possível revestir a piscina com pedras vulcânicas, por exemplo. Na hora de escolher, opte pelas que possuem superfície lisa.

Piscina com revestimento interno de pedras no Country Club de Orange County

Piscina com revestimento interno de pedras no Country Club de Orange County

revestimento de piscina de pedras brutas

revestimento de piscina de pedras brutas

Vinílicos

Você já deve ter ouvido falar nos revestimentos vinílicos, cada vez mais utilizados na construção civil. Ele também é usado na fabricação de piscinas prontas. A boa notícia é seu uso como revestimento para piscina de alvenaria também é uma boa pedida. Nesse caso, a piscina é construída normalmente, mas o vinil é aplicado depois, diretamente sobre o concreto.

O resultado é uma piscina de aspecto uniforme e relativamente mais barata do que a revestida com cerâmicas especiais. Outra vantagem é o fato de que o vinil dispensa o uso do rejunte e sua limpeza é muito mais simples e prática.

Piscina com borda cerâmica e revestimento interno em vinil

Piscina com borda cerâmica e revestimento interno em vinil

Revestimento de piscina de vinil em piscina feita em concreto

Revestimento de piscina de vinil em piscina feita em concreto

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários