Selador – o que é e para que serve



O selador comum ou acrílico é vendido em galões e faz parte do ritual de preparação de uma parede antes de receber pintura. Paredes novas, por exemplo, tendem a “puxar” muita tinta, possuem ranhuras que otimizam a absorção e também podem deixar resíduos no rolo na hora de pintar, espalhando imperfeições pela parede toda. Nesse caso, o selador é importante para regularizar a parede, impedindo que o acabamento fique manchado e a fixação da tinta fique prejudicada.

Recomenda-se uma demão de selador para que não fique nenhuma imperfeição no resultado final de sua tintura. Outra vantagem é o fato de que você vai realmente fazer economia ao utilizar seladores, já que evitará desperdício e alto consumo de tinta no procedimento de pintura.

selador para pintura disponível no mercado

selador para pintura disponível no mercado

Funções

Como foi dito, é necessário aplicar os seladores sempre que a parede for nova ou estiver em um estado ruim, já que a função do mesmo é uniformizá-la e prepará-la para receber a tinta. Uma das funções é evitar que a alvenaria absorva a tinta, para evitar gastos desnecessários com demãos extras de pintura.

Pintar uma parede sem preparação pode fazer você perder muita tinta e o resultado final pode ficar prejudicado.

Existem dois tipos de seladores: os pigmentados e os transparentes, sendo que a função de ambos é a mesma, exceto na hora da aplicação, em que o selador pigmentado acaba sendo uma melhor escolha, facilitando o trabalho de cobertura da parede por tinta.

O selador transparente corrige a absorção da parede, fixando pequenos resíduos para não se soltarem na hora da aplicação da tinta, mas não altera em nada a aparência ou a cor da parede.                                                                   

Como aplicar selador

Siga a instrução no galão para diluir o selador até o limite recomendado.

A aplicação dos seladores é fácil, assim como seria passar tinta normal na parede: utilize um rolo próprio do material (de lã de carneiro), para não misturar. Faça movimentos lentos, cobrindo todos os pedaços da parede. Não tenha pressa e certifique-se que todos os cantinhos receberam sua demão de selador corretamente. Deixe secar normalmente por 1 a 4 horas e só então aplique a tinta na cor escolhida.

aplicação em parede de gesso

aplicação em parede de gesso

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários