Silestone – pedra industrializada para balcões e revestimentos



Presente em mais de sessenta países e há quase uma década no mercado, o silestone é um dos materiais mais pedidos na hora de compor superfícies de bancadas para cozinhas e/ou banheiros, revestimentos de paredes e pavimentos (onde se utiliza o mínimo de junções), entre outros, por apresentar cor e textura semelhantes a outras pedras naturais. Além disso, é um material altamente durável e resistente, características decisivas na hora de escolher como decorar determinado ambiente.

Silestone Blanco Zeus

O silestone Blanco Zeus é um dos padrões de cores mais procurados do material, por ser uma pedra branca lisa perfeita.

O que é Silestone?

O silestone é um composto de mais de 90% de matérias inorgânicas – cristais e quartzo (Mineral comum e composto oxigenado do silício (SiO2) encontrado na crosta terrestre e usado para fazer vidro, sílica-gel e outros produtos importantes, cristalizada que se encontra em numerosas rochas, usado como ornamento e na indústria ) – fabricados com alta tecnologia, resultando em uma rocha industrializada. O restante desse composto é de resinas sintéticas (produto de aspecto resinoso obtido da condensação e polimerização de duas ou mais substâncias), inclusive de poliéster que serve com elemento aglutinante e pigmentos especiais.

Balcão de Silestone

Balcão de Cozinha feito em Silestone branca

Aparência do Silestone

A sua aparência uniforme, ou seja, sua homogeneidade é outro fator decisivo; sua superfície lisa e sem rugosidade (também moldada e planejada) faz com que seja resistente a manchas, já que alimentos, líquidos, manchas de café, vinagre, óleo etc. não penetram sua superfície, fazendo dele o melhor em material impermeável (diferentemente do mármore e do granito que necessitam dessa impermeabilização (operação de acabamento que visa tornar superfícies impermeáveis a líquidos, por aplicação de borracha natural ou sintética, impregnação de ácidos graxos, transformação química etc.)). Dessa forma, o silestone é o único que tem proteção antibacteriana, garantindo sua higiene e fácil manutenção.

Silestone Koan

Silestone Koan, um padrão de cor vermelho, excelente na decoração de balcões de cozinhas contemporâneas

Para se ter uma ideia de sua resistência, o silestone é quatro vezes superior ao granito quando se fala em atritos e abrasão (desgaste causado na superfície por fricção – quando se esfrega um objeto em outro). O silestone possui um branco absoluto que quando riscado/manchado, pode ser recuperado e substituído sem que emendas fiquem visíveis. O processo é feito através do recorte e retirada da área afetada e um material novo recolocado no lugar.

Um dos pontos que se deve prestar atenção é que ele é mais caro que o laminado e o granito. Tem custo alto, pois geralmente são importados e o Blanco/Branco Zeus – a cor mais conhecida do silestone – chega a custar mil e duzentos por faixa de um metro de comprimento.

Silestone preto

Balcão de cozinha feito em pedra Silestone preto fosco

Silestone amarelo

Balcão de silestone amarelo

 

silestone pintado

silestone pintado, semelhante a pisos cimentados,com pequenas manchinhas de pedriscos

Silestone negro Tao

Cozinha com balcão em Silestone Negro Tao, decoradas com rosa

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários