Sondagem de Solo

Existem muitos passos iniciais antes se realizar um projeto de construção e chegar ao seu término. Alguns mais simples e outros mais complexos. Entretanto, após escolher o terreno que suportará o projeto em si, poucas coisas são tão importantes quanto realizar a sondagem de solo que dará as perspectivas reais de resistência do terreno e que tipo de construção é viável ou não realizar no local, pois define os tipos de fundações possíveis de se realizar na área.

sondagem de solo

Funcionários executando sondagem de solo em terreno.

O que é Sondagem de solo?

A sondagem consiste em analisar o terreno de forma prática, ou seja, é realizada uma investigação consistente que permite analisar, entre outras coisas: amostras reais do solo, perfil geotécnico do local, nível de água do lençol freático do subsolo e ainda permitem saber exatamente as características do terreno e seu subsolo, fatores determinantes para o tipo de construção que poderá ser feita no local.

A sondagem é importante, pois, após sua realização, o engenheiro responsável pela obra poderá saber exatamente como agir com relação ao projeto, utilizando os melhores materiais, quais são as melhores e mais seguras fundações e que tipo de obra será mais viável, eficiente e até mesmo econômica. Além disso, do ponto de vista arquitetônico, saber a altura do lençol freático pode definir estratégias para evitar problemas com infiltrações, em caso de lençol freático muito alto.

Tipos de Sondagem de solo

A realização da sondagem do solo não se dá de maneira sempre igual. Existem alguns tipos de sondagem, cada método sendo utilizado para um fim investigativo específico.

A sondagem SPT (Standard Penetration Test) é também conhecida como sondagem a percussão. É um método tradicional e muito utilizado de sondagem que faz o reconhecimento de maneira eficiente, fornecendo dados numéricos e bons índices com relação à resistência do solo durante os ensaios. Os ensaios, por sua vez, são furos realizados durante a sondagem para testar a permeabilidade do terreno, além de outros testes.

Esquema de sondagem de solo por percussão

Esquema de sondagem de solo por percussão

Já a sondagem a trado, também é um excelente meio de sondagem, mas que utiliza apenas um instrumento a trado (amostrador de solo), composto por lâminas cortantes, espiraladas ou convexas, para realizar a investigação do terreno.

Exemplo de trado utilizado em escavações de sondagens de trado

Exemplo de trado utilizado em escavações de sondagens de trado

Como realizar a sondagem do solo

Como é possível perceber, o trabalho de sondagem do solo é muito importante antes de começar um projeto de construção. Para realizar a sondagem do solo com os equipamentos certos, é essencial contratar empresas especializadas neste tipo de trabalho para que o relatório da sondagem seja preciso e confiável.

Só então, de posse deste relatório investigativo e detalhado do solo é possível projetar de maneira correta a obra que será feita no terreno em questão.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

One Response - Add Comment

Comentários