Sótão decorado – Decoração para o sótão, escadas e muito mais



No Brasil, costuma-se chamar de sótão o espaço entre o forro e o telhado de uma casa ou construção. Durante muito tempo esse espaço foi utilizado como um ambiente da casa como outro qualquer, mas hoje, muita pouca gente acaba aproveitando esse espaço como uma ambiente residencial, salvo em casos de uso como depósito ou algo do gênero. Mas saiba que é possível fazer uso desse ambiente, de maneiras muito legais, por isso preparamos algumas dicas para sótãos decorados, ambientes em pleno uso em uma casa.

Sótão decorado como um belo living com sala, escritório e lareira

1- Sótão decorado como um belo living com sala, escritório e lareira

Quando utilizar o sótão

Primeiro de tudo, é necessário mencionar que para que o sótão possa de fato ser utilizado, é necessário um grau de inclinação elevado do telhado, permitindo assim que o ambiente tenha um pé-direito elevado. Esse tipo de telhado é muito comum em casas mais antigas, com telhado cerâmico, que necessitavam altos graus de inclinação, porém com a evolução da tecnologia de telhas, tornaram-se cada vez menores os graus de inclinação, impedindo esse ambiente de ser plenamente usado.

2- Sótão com um elevado grau de Inclinação, permitindo que o pé-direito seja alto

Em locais com clima mais frio, como Europa ou Estados Unidos, em que possa haver incidência de neve, também é comum que o telhado possua uma inclinação mais elevada, para facilitar o escoamento da neve, isso também facilita que nesses locais haja sótãos com pé-direito suficiente para ser utilizado como um ambiente da casa.

Como decorar o sótão

Primeiro de tudo, é necessário que o ambiente seja coberto com forro, e que haja um piso adequado para utilização. O forro ajuda a melhorar o desempenho térmico de um sótão, isolando parte do calor que incide diretamente sobre o telhado. O piso é fundamental para a plena utilização do ambiente, pode ser um piso de madeira mesmo, ou caso sua casa tenha uma laje sobre o último pavimento, pode ser um piso cerâmico.

forro de madeira para sotão

3- forro de madeira para sótão

Deve-se levar em conta também que o Brasil é um país quente. Em quase todo o país, é possível passar calor a maior parte do ano, e como o sótão é um ambiente que recebe incidência solar quase diretamente, o calor ali pode ser insuportável. Para contornar esse problema, é necessário o uso de um isolante térmico sob a cobertura para melhorar o desempenho térmico da edificação. No mercado há várias opções disponíveis, como a lã de rocha ou de vidro, que melhoram o desempenho termo acústico drasticamente.

Apartamento moderno montado no sótão

4 –  Apartamento moderno montado no sótão

5 – Quarto de casal aconchegante no sótão

6- sala agradável montada sob o telhado, com janelão panorâmico

Sótão em residência com abertura direto para uma varanda

7 – Sótão em residência com abertura direto para uma varanda

8 – Cobertura panorâmica para o quarto

12 - madeiramento aparente na decoração de sótão

9 – madeiramento aparente na decoração de sótão

ATENÇÃO: Caso sua casa seja coberta com uma laje de cobertura sob o telhado, certifique-se que o cálculo estrutural da laje permita o trânsito de pessoas sobre a laje. É comum que esse tipo de cobertura seja feito apenas para suportar trânsito eventual, ou seja, uma ou duas pessoas por vez para executar manutenções da cobertura. Caso deseje utilizar o seu sótão, certifique-se que a sua laje foi dimensionada para utilização, para evitar acidentes graves em sua residência.

Escadas para sótão

Outro ponto importante a se considerar na hora de pensar em como decorar e usar o sótão de sua casa é a escada: como será feito o acesso para o ambiente. Normalmente as escadas para sótão acabam sendo bastante inclinadas por causa da falta de espaço do ambiente, mas não precisam deixar de serem charmosas. Confira algumas imagens de escadas a seguir:

10 – Escada Caracol para o Sótão

11 – Escada dobrável para sótão

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários