Sustentabilidade na Construção Civil



Para quem não sabe o termo “sustentabilidade” pode ser definido, de uma maneira geral pela capacidade de nós, seres humanos, interagirmos com o meio que nos rodeia, sem colocar em risco o meio ambiente, preservando o mesmo. Essa é uma ideia que devia ser bem mais seguida do que é atualmente, afinal nem toda a gente ainda está conscientizada para a importância do meio ambiente. Então agora vamos ao nosso assunto do dia – Sustentabilidade na Construção Civil.

Construção Sustentável

Construção Sustentável

Você com certeza já viu alguma obra o quanto se polui com máquinas sem falar que às vezes acontece até mesmo o desmatamento para dar lugar à construção, não é mesmo?

Então se você está prestes a começar o projeto da sua residência tenha em mente a sustentabilidade e veja os principais benefícios e o porquê você deve escolher esse estilo:

Uma Construção sustentável pode durar uma vida

Isso mesmo, se você optar por uma construção sustentável saiba que a sua residência pode durar muito mais tempo que uma construção normal!

Mas aí você se pergunta… Afinal quais são os materiais utilizados nessas construções que faz com que elas sejam tão resistentes?

Os principais materiais são o bambu, as cortiças, os painéis solares, as fibras de lã, a madeira recuperada, enfim, todos esses materiais tem uma vida mais longa que os materiais normalmente utilizados nas construções.

Madeira e materiais recuperados economizam energia de produção e qualificação de materiais, e são tão bons quanto materiais novos

Madeira e materiais recuperados economizam energia de produção e qualificação de materiais, e são tão bons quanto materiais novos

Os painéis solares residenciais são uma alternativa interessante para a geração local de energia, uma forma de reduzir o impacto na malha energética da construção

Os painéis solares residenciais são uma alternativa interessante para a geração local de energia, uma forma de reduzir o impacto na malha energética da construção

A construção sustentável conserva energia, poupando assim, o seu dinheiro

Quando você constrói uma casa utilizando materiais sustentáveis você conserva mais energia e, consequentemente, poupa dinheiro.

Como? Usando materiais verdes de isolamento que conservam a temperatura interior, vasos sanitários de baixo fluxo (onde você economiza água nas descargas), tetos solares que aquecem a água, enfim são várias as vertentes que te fazem poupar dinheiro.

isolamento térmico de parede feito com manta de lã de rocha

isolamento térmico de parede feito com manta de lã de rocha

Uma casa sustentável é muito mais agradável e saudável para os seus moradores

Isso mesmo que você ouviu! As famosas “casas verdes” emitem uma energia positiva, não contém toxinas (ou contém baixos níveis delas) como substâncias cancerígenas, compostos orgânicos voláteis e além disso tudo, são pouco propícios aos agentes causadores do indesejável mofo.

Assim, são muito mais agradáveis e também saudáveis, o que é ótimo não é mesmo?

Tintas e materiais plásticos são as principais fontes de emissão de produtos voláteis na construção, causadores de câncer

Tintas e materiais plásticos, como os forros de PVC,  são as principais fontes de emissão de produtos voláteis na construção, causadores de câncer

Construir sem peso na consciência

Pois é, além de todas essas vantagens que já vimos, ao construir a sua casa baseada nos princípios da sustentabilidade você ainda está ajudando o mundo, ou melhor, não está prejudicando-o como tantas outras pessoas que escolhem as devastadoras construções monumentais.

Isso mesmo! Você pode utilizar madeiras, bambus e outros diversos materiais que não prejudiquem o meio ambiente. Assim, além de realizar o sonho da construção da sua casa você ainda vai estar contribuindo para melhorar o futuro do planeta, o que é ótimo, não é mesmo?

Apesar de ser menosprezado na construção, o bambu é um material que pode compor belas composições arquitetônicas, como a  exemplo acima

Apesar de ser menosprezado na construção, o bambu é um material que pode compor belas composições arquitetônicas, como a exemplo acima

Pois é gente, vamos deixar de lado os materiais tão destrutivos para o meio ambiente, vamos cuidar dessa que é a nossa casa e também a dos nossos futuros filhos e netos, vamos fazer desse um lugar melhor para todos!

Escolha as construções baseadas na sustentabilidade, o seu bolso agradece e o mundo também!

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários