Telha Colonial – a telha cerâmica para o seu telhado

Os telhados são parte importante no acabamento final de uma residência. As telhas formarão a “moldura” para a casa, tornando-a ainda mais bonita. Existem vários tipos de telhas que podem ser utilizadas de acordo com o objetivo final e estético. Entre esses tipos, destaca-se a telha colonial.

telha colonial

Telha colonial, também conhecida como telha capa-canal

O que é a telha colonial

Sua característica básica é o seu canal profundo, afastando o risco de acúmulo de água, pois possui ótima vazão de águas pluviais. Outra vantagem da telha colonial é seu design, cujo encaixe simples torna a sua instalação muito simples. O ideal, claro, é que a instalação seja feita por um profissional especializado, por causa dos riscos comuns a um trabalho desses. Mesmo assim, não denotará muito tempo de instalação e o resultado é compensador, já que telhados no estilo colonial estão cada vez mais em alta.

O peso da telha colonial varia entre 2,500 kg a 3,600. Tem um rendimento médio de 16 peças por m², numa inclinação mínima de 35%, semelhante a outras telhas cerâmicas, como a telha romana. Além disso, pode ser encontrada nas cores vermelha e palha.

Caimento telha colonial capa canal

Caimento necessário para a instalação de um telhado com telha colonial

Com relação ao tamanho, os fabricantes costumam disponibilizar duas opções diferentes: grande (telhão) e pequeno (normal). O telhão tem ainda algumas subdivisões, de acordo com sua marca. Já existem no Brasil as versões Standard e Especial, de tamanhos ainda maiores, ideais para coberturas de grandes áreas. O peso é relativamente superior (uma peça chega a pesar 8 quilos) e sua aplicação não é recomendada em casas muito pequenas, pois o efeito visual fará com que a construção pareça ainda menor.

No Brasil, as telhas coloniais mais vendidas são da marca Brasilit. Mas além destas, padrões, existem também telhas coloniais de plástico PVC, produzidas com resina super-resistente e disponíveis em tonalidades diferentes. Além disso, possuem como vantagens ótimos isolamentos térmicos e acústicos.

Amostra do telhado colonial

Amostra do telhado colonial

Após a instalação, é possível que as telhas apresentem algumas manchas escurecidas após receberem as primeiras chuvas. Pode haver também o acúmulo de sujeira e poeira nas superfícies das peças, além de sofrerem as ações da natureza, o que pode desencadear o desenvolvimento de fungos (mofo, etc). Portanto, é essencial realizar uma limpeza periódica (semestral ou anual), podendo inclusive aplicar produtos siliconados para proteção. Este tipo de limpeza deve ser aplicado em qualquer tipo de telhado cerâmico, seja colonial, ou de telha portuguesa.

Dicas para adquirir a telha colonial

A dica importante na hora de pesquisar preços é fazer comparações por m² e não por milheiro. Outro ponto imprescindível é buscar orçamentos em lojas responsáveis e de renome no mercado de telhas. Confiar na marca mais barata nem sempre é garantia de economia, visto que podem surgir transtornos futuros, levando a mais gastos financeiros. Procurar sempre bons profissionais na hora da instalação e vistoriar o serviço executado sempre que possível é outro ponto fundamental para um resultado satisfatório.

telhado com cerâmica colonial

telhado com cerâmica colonial

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários