Telha plan – Design simples e fácil encaixe

Quando finalmente uma construção está chegando ao seu término, é hora de pensar em que tipo de cobertura será instalada. Os telhados variam conforme nuances climáticas do local, estilo escolhido para a construção e ainda gosto pessoal dos proprietários. Na hora de optar pelo telhado mais apropriado para cada situação, o tipo de telha, seu formato e preço devem ser levados em consideração, e para você que quer uma telha que não dê muito volume e renda basta,te, existe a telha plan. Isso porque há vários tipos de peças disponíveis no mercado e cada uma delas tem suas particularidades e características, sendo algumas mais econômicas ou mais resistentes que outras. Além de possuírem estilos próprios, que combinam com a “cara” que a casa terá depois de pronta.

telha plan

telha plan

Intalação da telha plan

Seu encaixe é de sobreposição, por se tratar de uma peça com design simples, que assim como a telha colonial, funciona no sistema capa-canal, e vem sendo utilizada no Brasil há bastante tempo, por causa de seu excelente isolamento térmico e ainda porque o resultado estético é muito bonito, principalmente em construções com apelo clássico.

amostra de telhado de telhas plan

amostra de telhado de telhas plan

Usualmente fabricada a partir de argila, ela é produzida através dos processos de prensagem e queimadura a temperaturas altas, com cor “natural” avermelhada. Entretanto, é possível também encontrá-la em materiais como plástico e até mesmo vidro. Estas, por sua vez, possuem o mesmo encaixe das de argila e a vantagem de permitir maior iluminação natural e probabilidade quase nula de mofo e umidade, podendo ser utilizadas em espaços inteiros ou para abrir “janelas” de iluminação em coberturas com telhas escuras.

Cada peça pesa aproximadamente 2,30 kg, medindo por volta de 48 cm. Seu rendimento médio varia de 17 a 20 peças por m² (dependendo do tamanho e do fabricante da peça), sendo necessária a inclinação mínima de 35%, podendo chegar a 47%. Essa inclinação é feita em todo tipo de cobertura com telhas, pois garante o escoamento da água da chuva, evitando possíveis acúmulos de sujeira ou infiltrações. Ainda assim, a manutenção periódica é fundamental para evitar que as peças percam sua beleza.

declividade da telha plan

declividade da telha plan

Na hora da instalação, o mais adequado é contratar mão de obra especializada, assim como escolher madeiramento apropriado para a sustentação das telhas. O telhado montado não deve apresentar nenhum tipo de abertura entre as telhas ou mau encaixe.

Após a instalação, é normal que algumas peças apresentem manchas escurecidas após receberem as primeiras chuvas. Portanto, é essencial realizar uma limpeza periódica (semestral ou anual), podendo inclusive aplicar produtos siliconados para proteção.

Telha plan preço

O preço da telha plan varia, de acordo com o local em que se for fazer a compra, uma vez que ela não é fabricada em todos os locais e seu preço ali pode ser mais alto. Há dois métodos de se medir o preço em todas as telhas cerâmicas, seja telha plan ou telha francesa; o preço da telha plan por milheiro ou por metro quadrado. Por milheiro, o preço acaba sendo bem mais em conta, mas há um forte risco de que haja grandes sobras de telha, caso você não esteja construindo uma casa de grandes proporções. Por metro quadrado costuma ser o método mais indicado, pois não gerará grandes excessos de material. em média o preço do metro quadrado parte dos R$40,00, havendo pequenas variações, para mais ou para menos.

telha plan milheiro

telha plan milheiro

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários