Telha portuguesa – Do colonial ao conteporâneo

Geralmente as telhas dão um efeito estético uniformizado e muito bonito para uma cobertura. Mas nem todas as telhas são iguais. Existem várias opções de telhas para quem deseja fazer uma cobertura harmoniosa e bonita para sua residência. Entre os tipos de telhas mais usados, pode-se destacar a telha portuguesa.

É possível encontrá-la disponível nas cores vermelha, branca e mesclada. Estas ultimas são fabricadas num processo que as colore de maneira diferenciada. Já a telha vermelha (ou natural) tem o tom básico da cerâmica, e é comumente a mais utilizada, por combinar com vários estilos residenciais, principalmente os clássicos.

telhas coloniais portuguesas

Telha portuguesa

Fabricação e dimensões da telha portuguesa

Entre as suas características principais, destaca-se o fato de que as peças são peças únicas. Ou seja, seu encaixe é realizado de maneira “perfeita”, uma peça com a outra, uniformizando o resultado final. Elas têm custo-benefício excelente e seu rendimento fica em aproximadamente 17 peças por m². Sua inclinação é variável, porém recomenda-se o mínimo de 30% a 35%. Essa inclinação é primordial, pois se ficar abaixo dos 30% pode haver retenção de águas pluviais e pouco escoamento, gerando a possibilidade de vazamentos e infiltrações, além do acúmulo de sujeira, que escurece as telhas.

Telha portuguesa empilhada

Telha portuguesa empilhada

Cada peça tem dimensão aproximada de 38 x 20 cm e seu peso médio varia entre 2,500 e 2,600 kg, com seu m² ficando em 42 kg, aproximadamente. Este peso, assim como o de outros tipos de telhado cerâmico como o de telha romana, é bastante elevado se comparado por exemplo a telhas de fibrocimento, por isso é necessário que estes valores de peso sejam também considerados na hora de fazer o projeto estrutural da casa.

Dependendo do projeto, também é possível fazer a instalação de telhas de vidro nesse modelo. A telha portuguesa de vidro também possui ótimo encaixe e ainda possibilita maior entrada de luz no ambiente e um efeito estético final muito bonito. Seu custo por m², porém, é mais alto. Esse tipo de telha é ideal para ambientes como jardins internos, escritórios, bares ou para abrir espaços de iluminação natural em coberturas grandes, o rendimento médio por m² é praticamente o mesmo, porém seu peso varia, ficando entre 1,850 e 1,900.

telhado com telha portuguesa

telhado com telha portuguesa

Instalação do telhado de telhas portuguesa

Sua instalação é simples e prática, mas recomenda-se buscar mão de obra especializada. Outro ponto importante é observar o madeiramento utilizado no telhado em que as telhas serão colocadas. É sempre bom optar pela madeira mais indicada para telhados. Fabricantes responsáveis e renomados no mercado são a melhor opção. É possível, inclusive, calcular a quantidade de telhas necessárias para o projeto e o valor total da compra pela Internet, através dos sites das empresas. Na hora de comparar os preços entre os vendedores, deve-se lembrar que é mais vantajoso calcular o preço por m² e não pelo milheiro de produtos.

Gráfico da inclinação necessária para a telha portuguesa

Gráfico da inclinação necessária para a telha portuguesa

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários