Telha Romana

Ao finalizar uma construção, é comum que as pessoas decidam instalar telhas na sua cobertura, visto que esteticamente o resultado é muito bonito e também pelo fato de que as telhas são ótimos isolantes térmicos e acústicos, principalmente telhas de barro, como a telha romana, por sua inércia térmica.. Não existe apenas um tipo de telha à venda. Os leigos podem imaginar que telhas são telhas e que não há modelos divergentes nem produtos apropriados para cada caso. Isso é um engano. Estão disponíveis no mercado vários tipos de telha e cada um é mais recomendado para um resultado, objetivo ou orçamento. Entre os tipos de telhas mais comuns, inclui-se a telha romana.

Telha romana

Telha romana, com seu formato mais ortogonal e linhas retas.

O que é a telha romana

As telhas romanas são reconhecidas por seu design menos arredondado, sendo cada peça uma peça única que permite o encaixe e a cobertura corretamente. Sua origem tem como fonte de inspiração as antigas construções romanas e suas coberturas. É esse formato que garante que as telhas fiquem mais estáveis sobre a armação de madeira que as sustentam e sejam ótima opção para quem quer aliar um custo razoável (em comparação com as outras) com segurança. Estas peças são uma espécie de “evolução” da telha plan, que por sua vez já havia sido criada como atualização das telhas coloniais. A média de rendimento é de 16 peças por m² e sua inclinação é variável, com mínimo de 35%. Essa inclinação é primordial para escoamento das águas pluviais e para evitar infiltrações e acúmulo de sujeira.

inclinação de telhado telha romana

Inclinação recomendada para um telhado com telhas romanas

Telhado de telhas romanas

Telhado de telhas romanas

Podem ser encontradas fabricadas a partir de cerâmica, plástico e vidro e também em tamanho maior, conhecido como telha “romanão”, ideal para grandes coberturas. Sua cor é basicamente avermelhada, embora possa ser pintada em outras cores.

As telhas de cerâmica são as mais comuns e também mais utilizadas no país. Há divergências de preços entre fabricantes, mas a oscilação não é muito alta. É importante comparar os preços por m² e não pelo milheiro de telhas. As de telhas romanas de vidro e de plástico possuem o mesmo tipo de encaixe da telha de cerâmica, porém seu uso fica restrito a locais e projetos cuja intenção seja inovar, modernizar, etc. A grande vantagem da telha de vidro é sua beleza e a possibilidade de maior iluminação durante o dia (como cobertura de jardins de inverno, por exemplo, ou para “abrir” pontos de luz num telhado maior).

telha romana de vidro

telha romana de vidro

Outro ponto imprescindível é buscar produtos cujos fabricantes sejam confiáveis. Da mesma forma, a mão de obra contratada para instalar as peças deve ser confiável e experiente na área, para evitar transtornos futuros.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários