TELHADO EMBUTIDO » Fotos, modelos, plantas de casas com telhado embutido



Quando você olha para uma casa e não consegue ver o telhado, pode até mesmo achar que ele não existe. Mas, ao contrário do que muitas pessoas que se deparam com esse tipo de situação pensam, o telhado que não aparece está lá, mas apenas embutido na estrutura na parte superior da construção. Essa novidade é um tipo de telhado que nada mais é do que uma cobertura que é escondida por um pequeno muro, chamado de platibanda. O telhado embutido é diferente do telhado comum porque possui uma inclinação um pouco menor, além de não ter telhas comuns e poder ser de amianto ou de placas pré-moldadas em concreto.

Casa moderna com telhado embutido e formato geométrico

Casa moderna com telhado embutido e formato geométrico

O que é e para que serve o Telhado Embutido

Como todos sabem, o telhado exerce um papel muito importante em qualquer imóvel. Afinal, é o telhado que serve para proteger as pessoas internamente e evitar que os fenômenos da natureza interfiram na parte de dentro de uma construção, como a chuva, por exemplo. No entanto, para quem está construindo ou reformando a casa e deseja que ela fique bem protegida, além de moderna e elegante externamente, uma ótima opção é optar pelo telhado embutido.

Modelo de casa com telhado embutido com beiral

Modelo de casa com telhado embutido com beiral

Telhado contemporâneo com telhas de zinco

Telhado contemporâneo com telhas de zinco

Principais Benefícios do Telhado Embutido

Uma das maiores vantagens do telhado embutido é que ele possui uma economia no que diz respeito ao madeiramento, quando se compara à necessidade do uso de madeira em um telhado convencional. Nos dias atuais, os engenheiros, arquitetos e clientes estão buscando cada vez mais projetos contemporâneos, e o telhado embutido oferece essa cogitada aparência moderna, sendo bastante procurado. O telhado embutido pode ainda ser feito apenas em áreas de seu imóvel que você quiser, assim, você pode colocar telhados tradicionais em outros espaços para criar um projeto bem criativo e diferenciado, com muito estilo, beleza e modernidade.

Portanto, se você procura um imóvel que fuja dos padrões atuais, o telhado embutido é uma ótima alternativa. Mas existem algumas ressalvas que precisam ser feitas para que essa construção não se torne uma dor de cabeça no futuro. Uma delas é saber observar, na hora de comprar uma casa já pronta, se o serviço foi feito com qualidade, porque é preciso ter um bom conhecimento técnico para construir um telhado embutido. Se você for construir, procure uma empresa de qualidade, séria e responsável. Busque pesquisar em sua cidade ou em sites algumas que são confiáveis para o serviço.

Fotos de casas com telhado embutido

Se você gosta dos modelos de telhados embutidos, confira aqui a seleção de imagens que preparamos para você de casas e sobrados com a cobertura embutida. Todas as ideias servem de inspiração e podem ser usadas independente da forma da planta da casas, basta adequar o projeto de cobertura. Os tópicos a seguir, estão divididos conforme o tipo de telhado, confira!

Fotos de casas com telhado embutido em platibanda

A platibanda acaba sendo a maneira mais prática de se embutir um telhado. não é necessário se preocupar com eventual esforço estrutural do balanço do beiral -caso fosse uma laje, por exemplo – tornando esse tipo de telhado muito prático para projetos de casas modernas.

telhado quase plano ou de laje impermeabilizada oculta por platibanda baixa

telhado quase plano ou de laje impermeabilizada oculta por platibanda baixa

telhado embutido com platibanda baixa em projeto residencial de luxo

telhado embutido com platibanda baixa em projeto residencial de luxo

platibanda média para ocultar telhado residencial e casa de dois pavimentos

platibanda média para ocultar telhado residencial e casa de dois pavimentos

CLIQUE AQUI E CONFIRA mais imagens de fachadas de casas modernas

CLIQUE AQUI E CONFIRA mais imagens de fachadas de casas modernas

Fotos de casas com telhado embutido em beiral

Casas que possuam o telhado oculto por um beiral possuem o benefício deste trazer proteção da mesma forma que a projeção do telhado traria. Isso acaba protegendo a edificação de problemas como a incidência da chuva. Lembre-se de sempre que prever uma platibanda em projeto, protege-la com uma pingadeira ou elemento que ajude a escoar a água da chuva.

telhado de casa de campo embutido no beiral

telhado de casa de campo embutido no beiral

Platibanda em casa moderna de 2 pavimentos serve para ocultar o telhado

Platibanda em casa moderna de 2 pavimentos serve para ocultar o telhado

Bela casa de vidro moderna com platibanda para ocultar o telhado

Bela casa de vidro moderna com platibanda para ocultar o telhado

Fotos de Casas de Madeira com telhado embutido

Contrariando o que muita gente acredita, também é possível construir casas de madeira deixando o telhado invisível. É claro que, nesses casos, é preciso manter a manutenção da madeira em dia, já que a durabilidade desse  material é bem inferior se comparada à alvenaria e o concreto. Estima-se que uma casa de madeira possa ser usada por até 50 anos, mas dificilmente é usada por mais de 30 anos. Já uma casa de alvenaria, pode facilmente ultrapassar os 100 anos de idade, mas dificilmente é usada por mais de 80 anos.

No caso de casas de madeira sem beiral, é necessário manter um controle apurado sobre o verniz, pintura ou cobertura que protege a madeira, para evitar que ele se desgaste e deixe a madeira vulnerável a pragas, ou a umidade.

casa de madeira sem telhado

Fachada de residência em madeira, de 3 pavimentos, sem telhado, com laje plana de cobertura

fachado de sobrado sem telhado

Sobrado com fachada em madeira, e cobertura invisível

casa moderna telhado invisível

Casa de madeira moderna, de 2 pavimentos, com cobertura invisível

Fotos de casas de Aço sem telhado

A construção de casas em aço no Brasil ainda é muito incipiente, embora ela seja muito bem difundida na Europa e principalmente nos Estados Unidos. As casas de aço possuem durabilidade indefinida – podem durar quantos anos forem necessário, desde que os usuários mantenham boa conservação do recobrimento do aço. Para criar uma casa sem telhado de aço, a cobertura pode ser feita com uma laje pana de baixa inclinação, telha forro, ou outro tipo de cobertura que dispense o uso do telhado.

casa moderna de aço telhado invisível

casa construída em aço com cobertura plana

fachada de casa moderna com telhado invisível

Fachada de sobrado de aço com telhado invisível

casa moderna de vidro sem telhado

Elevação de casa em aço e vidro, com cobertura plana

casa telhado embutido

Casa moderna no deserto telhado embutido

Projeto de telhados embutidos

A construção de um telhado embutido é, no entanto, um pouco mais trabalhosa, porque precisa de certos cuidados na hora de fazer as calhas, que possuem alta capacidade de vazão de água, uma vez que apenas elas poderão impedir a infiltração. Esse tipo de telhado também tem de ter a instalação de rufos, que é muito importante, pois impede a infiltração nas frestas da alvenaria. Para quem for construir telhados embutidos, outra preocupação é em relação à platibanda. Esse detalhe precisa ter instaladas as pingadeiras, que são estruturas imprescindíveis para tampar a parte superior da alvenaria e evitar a formação de manchas na parede após alguns períodos de chuva.

Existem duas maneiras básicas de projetar um telhado embutido: com uma platibanda ou com um beiral que esconda o telhado. Para isso apresentamos abaixo esquemas gráficos para as duas opções:

Planta de telhado embutido com beiral

O beiral neste caso se projeta sobre a fachada, criando um volume que protege, mas esconde o telhado

O beiral neste caso se projeta sobre a fachada, criando um volume que protege, mas esconde o telhado

Planta de telhado embutido com platibanda

Telhado com platibanda baixa e laje impermeabilizada

Telhado com platibanda baixa e laje impermeabilizada

cobertura com platibanda alta e telhado convencional

cobertura com platibanda alta e telhado convencional

NOTÍCIAS DO MOMENTO

7 Comments - Add Comment

Comentários