Telhas de Concreto – Telhados, Preços e muito mais!



As telhas de concreto são feitas de areia, água, cimento e pigmentos, e não são disparadas como telhas de barro, mas curadas a temperaturas de cerca de 60 graus Celsius. O processo de cura torna o material resistente o suficiente para ser transportado e instalado dentro de alguns dias de fabrico, e fica mais forte ao longo do tempo. Algumas das primeiras telhas de concreto, produzidas por volta em 1844, em uma fábrica de cimento, em Staudach, na Alemanha, ainda estão em telhados de hoje.

Uso de telhas de concreto em telhado residencial

Uso de telhas de concreto em telhado residencial

O processo de produção eficiente em termos de energia e o longo ciclo de vida do produto significa que as telhas de concreto tenham baixo impacto ambiental. O concreto é excelente em termos de carbono incorporado, energia e vários outros indicadores de desempenho ambiental. Como resultado, as telhas de concreto representam uma solução de cobertura que é altamente funcional, ecologicamente correta e também com excelente custo-benefício.

Benefícios e performance das telhas de concreto

A principal vantagem das telhas de concreto sobre telhas de barro é o seu baixo custo. Proponentes de telhas de barro geralmente mencionam duas vantagens de barro sobre telhas de concreto: melhor descoloração e maior durabilidade física. A cor de uma telha de barro não é afetada pela exposição aos elementos, o mesmo não pode ser dito das telhas de concreto. Embora a maioria das telhas de concreto sejam fabricadas com um pigmento de cores integrantes de toda a espessura do ladrilho, a cor dessas telhas vai desaparecer com o tempo.

Aparência de uma telha de concreto comum. Perceba que ela possui um encaixe tipo macho-fêmea, que dá uma estabilidade muito maior ao telhado.

Aparência de uma telha de concreto comum. Perceba que ela possui um encaixe tipo macho-fêmea, que dá uma estabilidade muito maior ao telhado.

As telhas de concreto bem-feitas duram um longo período de tempo, embora provavelmente não tão longo como as telhas de barro. As estimativas variam de 30 a 50 anos. Por outro lado, muitas telhas de barro ainda são à prova d’água. O tradicional barro cozido, apesar de ser relativamente fácil de quebrar, não degrada a partir da exposição aos elementos. Como os objetos feitos de barro não podem queimar ou apodrecer, eles estão entre os materiais mais duráveis conhecidos pela arqueologia.

Apesar de algumas telhas de concreto terem problemas de durabilidade, a maioria dos fabricantes de revestimentos de concreto para telhados afirmam que as telhas de concreto de hoje são mais consistentes e duráveis do que nunca. Embora existam relatos de casos isolados de deterioramento, os fabricantes afirmam que tais problemas são raros e ocorrem somente quando um mau lote de telhas passa de seus sistemas de controle de qualidade.

Estrutura de montagem de um telhado com telhas de concreto.

Estrutura de montagem de um telhado com telhas de concreto.

Aparência de telhados de concreto

As telhas de concreto são feitas por um material de derramamento de água durável que, na maioria das vezes, dura a vida útil de um edifício. As telhas de concreto simulam a aparência dos telhados de barro tradicionais, a vibração da madeira, a ardósia e a pedra. Como a argila, as superfícies de telhas de concreto podem ser texturizadas ou lisas, e as bordas da telha podem ser uniformes ou irregulares. Arquitetos podem selecionar as telhas de uma cor só, cores misturadas ou combinações de dois ou mais tons colocados em um padrão aleatório ou uniforme. Os pigmentos podem ser misturados com o cimento branco ou cinza para permitir outra cor desejada, incluindo brancos brilhantes e pastéis.

Diferentes cores de telhas de concreto disponíveis no mercado

Diferentes cores de telhas de concreto disponíveis no mercado

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários