Telhas de PVC – Coberturas de PVC em telhados



Antigamente, as telhas se resumiam aos mesmos materiais. Com o passar do tempo, as telhas foram ganhando ainda mais espaço nas construções e agora não são apenas vistas como “cobertura” de uma casa ou proteção contra chuvas, frio e umidade, elas são também parte do acabamento estético e consideradas por muitos como itens obrigatórios. Com o advir das telhas ecológicas, ficou mais fácil encontrar maior variedade de telhas. Isso contribui, e muito, para que qualquer tipo de proposta possa ser feito sem dificuldades. Entre as telhas ecológicas, podemos citar as telhas de PVC.

Telha de PVC Colonial

Telha de PVC que simula o formato de um telhado com telha colonial

Vantagens da telha de PVC

A telha ecológica de PVC é mais leve do que as outras e mais econômica também. Seu tamanho é maior do que as telhas convencionais, o que permite que se compre uma quantidade menor de material para a cobertura do que seria comprado se fossem telhas convencionais.

Apesar de produzidas com PVC, essas telhas são resistentes e possuem excelente vedação; são laváveis e não absorvem água, facilitando a limpeza periódica. Tem uma boa longevidade e resistem até mesmo à chuva de granizo e variações bruscas de temperatura, tão ocorrentes no Brasil.

Para quem acha, porém, que as telhas de PVC são todas iguais e não permitem variações, vale lembrar que elas também podem ser encontradas em formatos ondulados e no estilo colonial; além de poder ser encontrada até mesmo colorida. Mais uma vantagem moderna para quem deseja uma cobertura diferente e que seja 100% reciclável.

Instalação do telhado

Na hora de instalar as telhas de PVC, é necessário ter alguns materiais específicos, que incluem furadeira, prumo, serra elétrica, réguas e esquadros, além de lixas. O ideal é que a instalação seja feita por pessoas especializadas, para que não se corra o risco de algo ficar fora do lugar e o efeito final não ser o mais adequado.

Produtos similares

A sigla PVC vem do inglês “Polyvinyl Chloride”, que no Brasil é conhecido como Policloreto de polivinila (ou policloreto de vinil). O “vinil”, como é conhecido, é obtido através de uma combinação de etileno e cloro, além de aditivos plastificantes como estabilizantes, além de pigmentos (o que também possibilita a variação de cores no produto final).

Podemos encontrar o PVC em embalagens e outros produtos do gênero, por ser resistente, prático e econômico. Além disso, extremamente usado na construção civil, é possível encontrar o PVC principalmente em canos e conexões, além de revestirem fios elétricos, e agora também em telhas feitas a partir deste material.

Fabricantes de telhas de PVC

As coberturas em PVC são uma solução em vedação relativamente nova no Brasil, apesar disso, alguns fabricantes já se destacam na produção de telhas de PVC com características especiais, como a proteção anti-chamas, essencial em coberturas plásticas. Confira a seguir um vídeo apresentando o material da Precon. Além disso, há outros fabricantes de coberturas em PVC disponíveis no mercado, como a Tectubo que fabrica telhas em padrão que simula o padrão colonial.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

13 Comments - Add Comment

Comentários