Telhas ecológicas

A cobertura é um item importante no acabamento de uma residência e as opções em telhas são inúmeras, já que se têm disponíveis no mercado os mais variados tipos de telhas ecológicas, que já são fabricadas de diversos materiais e com preços diferentes. Entram no mercado para concorrer com as mais conhecidas: as telhas fabricadas em cerâmica e as metalizadas. Entretanto, num tempo em que se faz necessário um grande cuidado com o meio ambiente e preservação natural, já podemos encontrar telhas fabricadas a partir de materiais ecológicos (fibras naturais), 100% recicláveis e/ou derivados de matéria prima reutilizada (plástico, papel), entre outras.

telha ecológica do tipo onduit

telha ecológica do tipo onduit, fabricada com fibras recicladas

Tipos de telhas ecológicas

As telhas de fibras vegetais (comumente madeira de eucalipto) são muito resistentes e, diferente das feitas a partir de amianto, que precisa ser usado com rigor e cuidado, não oferecem nenhum tipo de risco à saúde. Leves, requerem menos trabalho na instalação e reduzem consideravelmente o peso da cobertura. Por ser um material rígido, requer menos estrutura de sustentação. Seu nível de ruído é mínimo, assim como a transmissão de calor. Isso é um ponto positivo, principalmente para quem mora em regiões mais quentes. Podem ser utilizadas tanto em telhados de residências quanto em galpões e indústrias, sem problema algum.

A fabricação desse tipo de telha se dá com a mistura das fibras vegetais e betume (composto químico próximo ao petróleo, rico em carbono e hidrogênio) semissólido, conhecido por suas propriedades selantes e impermeabilizantes, propriedades essenciais em se tratando de coberturas.

Outra vantagem é a quantidade de cores: vermelho, verde, marrom e preto são opções para quem deseja combinar a cobertura com a residência no todo. São cores com grande fixação e, independente das condições climáticas, demoram muito mais a “desbotar” do que as telhas comuns. Estão disponíveis dois formatos de telhas ecológicas com fibras vegetais: as tradicionais, parecidas com as de cerâmica e as quadradas, que requerem mais telhas para cobrir todo o espaço.

Outro exemplo de telhas ecológicas são as produzidas a partir de plástico de PET. Oferecem ainda a opção de serem translúcidas – com efeito parecido das coberturas de policarbonato – colaborando com a iluminação do local. De baixo custo, são impermeáveis e resistentes. Não acumulam mofo nem lodo e sua gama de cores disponíveis é muito grande.

telha PET

Telha feita a partir da reciclagem de garrafas PET, mais leve que telhas cerâmicas

Os valores das telhas ecológicas variam. As de fibra são em média 10% mais caras que as de cerâmica. Por isso é importante, já no planejamento da construção, decidir que tipo de cobertura será mais viável, levando em consideração o clima do lugar, o design da construção, e o orçamento disponível. Fazer uma pesquisa com várias lojas também é válido. Há fabricantes que chegam a oferecer garantia de 15 anos! Comparar preços e conversar com especialistas pode poupar – e muito – problemas futuros.

5/5 - (1 vote)

4 Comments - Add Comment

Comentários