Tinta Acrílica para Parede

Com certeza você já deve ter ouvido falar em um dos inúmeros tipos de tintas existentes hoje em dia no mercado, não é mesmo? Pois é, a diversidade é enorme e sempre que alguém precisa pintar e/ou reformar as suas casas se depara com a encruzilhada de qual a melhor tinta para o caso em questão. Foi pensando exatamente nisso, nessa dificuldade e na falta de informação sobre os diferentes tipos de tintas que decidimos trazer para vocês, nossos leitores mais que especiais, um artigo com toda a informação que você precisa saber sobre um tipo específico de tinta. Estamos falando da tinta acrílica.

Por isso, se você não conhece esse produto ainda ou tem alguma dúvida ou curiosidade em relação ao mesmo eu recomendo que você continue a sua leitura, pois vai esclarecer muitas de suas dúvidas nos parágrafos seguintes.

tinta acrílica coral

tinta acrílica coral

Características da Tinta Acrílica

Para quem não sabe, a tinta acrílica é um tipo de tinta sintética, solúvel em água e que pode ser utilizada tanto em camadas mais finas como também em camadas mais espessas. Ela possui um acabamento acetinado, por vezes com um semi brilho ou até mesmo fosco e ainda é impermeável e resistente à umidade – por isso é importante que a parede tenha uma base bem impermeabilizada para evitar bolhas na pintura.

Pintura de parede

Pintura de parede

Uma das grandes vantagens deste produto é a sua rápida secagem. Todos nós sabemos que quando pintamos um ou mais ambientes da nossa casa devemos permanecer longe do mesmo até que a tinta seque e não tenha mais aquele odor tão característico das pinturas, não é mesmo? Pois é, com a tinta acrílico você já pode dormir no seu quarto rapidamente, pois diferentemente da tinta óleo, por exemplo, a sua secagem é extremamente rápida.

Além disso essa tinta também não oferece nenhum risco à saúde dos pintores, pois ela não contém nenhum componente nocivo e pode ser, facilmente diluída em água.

Mas o melhor ainda está por vir: A tinta acrílica é lavável, ou seja, você pode remover toda a sujeira das suas paredes apenas com uma esponja úmida e um pouco de sabão neutro – excelente para as donas de casa!

Onde usar

A tinta acrílica tem várias aplicações: Ela tanto pode ser utilizada em ambientes internos como em ambientes externos, dependendo da necessidade de cada um.

Dentre as suas várias utilizações e diferentes superfícies onde a mesma pode ser aplicada – como painéis de madeira, telas de quadro, etc. – a mais recomendada é para superfícies de alvenaria, devido às suas excelentes características que já citamos.

Pintura de parede de home Theater com tinta látex acrílica

Pintura de parede de home Theater com tinta látex acrílica

Decoração de sala de estar com parede em acrílico rosa fosco

Decoração de sala de estar com parede em acrílico rosa fosco

Dicas

Se você está pensando em utilizar a tinta acrílica veja algumas das nossas dicas:

  • O essencial antes de qualquer pintura é a preparação da superfície a ser pintada, por isso seja no tecido, na madeira ou nem alvenaria prepare bem a superfície lixando e deixando-a livre de qualquer sujeira;
  • Tenha cuidado com a diluição da tinta, que ser feita na medida certa, caso contrário o efeito será bem diferente do desejado;
  • Caso seja necessário mais que uma demão de tinta espere a primeira camada secar completamente antes da aplicação da segunda demão.
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

3 Comments - Add Comment

Comentários