Tinta para Azulejo: Renove a cerâmica da sua casa sem reforma!



O azulejo é um ladrilho esmaltado de pouca espessura, geralmente quadrado, para cobrir/revestir paredes. Esse esmalte lhe configura o brilho e o deixa impermeável. Pode ser monocromático ou policromático , além de liso ou com relevo . As vantagens do uso de azulejos em áreas molhadas da são diversas, principalmente por ser um revestimento que funciona muito bem em áreas molhadas da casa. Mas o que fazer quando queremos trocar a cor do banheiro, mas não queremos necessariamente trocar todo o revestimento? Para isso existe a tinta para azulejo, um revestimento eficaz para recobrir ladrilhos cerâmicos ou mesmo peças da louça da casa.

Tinta para azulejo

Tinta para azulejo

O que é e como funciona a tinta para azulejo

Ao descascar ou desbotar, algumas pessoas optam por quebrar tudo ou eliminar esses azulejos e colocar novas placas, mas isso não é realmente necessário. Hoje, o mercado já disponibiliza tintas especificas para essa superfície, restaurando as paredes de uma forma bem mais simples, prática, e principalmente, econômica. Uma das tintas é à base de solvente (feita industrialmente e utilizada na construção civil) e a outra à base de água (que pode ser diluída em água potável), que é um pouco mais cara, mas deixa o acabamento mais acetinado (que imita o cetim ou a ele se assemelha em sua maciez e brilho).

A tinta à base de solvente é uma das mais conhecidas e requisitadas – o Epóxi* (do inglês, epoxy) – que não dá tanto brilho, mas é mais resistente e um pouco mais barata. Geralmente, esse tipo de tinta é vendido em cores padrões oferecidas no local que você for comprar (lojas de construção, por exemplo), mas dá pra comprar cores personalizadas através das máquinas de misturar tintas (esse processo provavelmente terá um reajuste de custo, ou seja, sairá um pouco mais caro do que o projeto inicial).

Aplicação da tinta para azulejo

Para aplicar a tinta no azulejo, mantenha o lugar arejado para secar mais rápido e respirar melhor. Retire do azulejo todos os furinhos de pregos/parafusos com rejunte (aplicação de argamassa). Depois, lave bem toda a superfície com água, detergente neutro ou sabão também neutro. Um pano umedecido ajuda a remover poeira e outros resquícios. Coloque uma máscara de proteção para iniciar a aplicação.

Misture com um pincel de cerdas macias ou rolo específico a tinta com o agente de cura e o catalisador (substância que provoca catálise, ou seja, que altera a velocidade de uma reação) até ficar uniforme e consistente. Para aplicar a tinta nos azulejos, o ideal é que se aguarde até vinte minutos. Depois, serão três demãos: aplica-se a primeira e espera vinte e quatro horas (um dia); aplica-se a segunda e espera mais vinte e quatro horas; e aí a terceira. Lembre-se sempre – essa é a parte mais importante do procedimento – de consultar as orientações do fabricante no verso da lata, prestando atenção nas especificações e instruções (pode ser que varie de uma marca para a outra). Caso contrário, o resultado será desastroso.

 

pintura para azulejo

pintura para azulejo

* Denominação comum a compostos formados a partir de um grupamento reativo de três átomos (dois de carbono e um de oxigênio), como adesivos, resinas usadas em revestimento etc.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários