Tipos de Concreto – Lista dos concretos da construção civil

A construção civil é um campo que evolui constantemente. Novas técnicas de trabalho, tecnologias e materiais surgem a todo instante para dar mais agilidade segurança e reduzir custos na hora de construir, e um dos materiais que mais evolui em tectonologia é o concreto. Este material é fundamental na construção em grande porte como a conhecemos hoje, perincipalmente graças ao concreto armado, por isso surgem a todo momento novas tecnologias para ele, criando sempre novos tipos de concreto. Na verdade existem tantos tipos de concreto no mercado, que as vezes podemos nem mesmo conhecer alguns deles, e conhecimento é algo fundamental no mercado competitivo que se tornou a construção civil recentemente.

tipos de concreto

Casa com uso residencial feita inteiramente de concreto

Tipos de concreto

Concreto Celular

É um tipo especial de concreto leve, que possui função de vedação, mas nunca estrutural.  Possui excelente desempenho como isolante termo-acústico, e pode ser utilizado também como enchimento para pisos, rebaixo de lajes, isolamento térmico de coberturas, entre outros. Confira mais sobre concreto celular clicando aqui.

Alvenaria em concreto celular

Alvenaria em concreto celular

Concreto  Bombeavel

É o concreto de alta fluidez utilizado principalmente em obras em altura. Esse concreto precisa ser bombeado para grandes alturas, por isso precisa ser fluído para escoar pelas tubulações na qual será bombeado. Também pode ser utilizado em casos de pontos de difícil acesso para concretagem, quando assim o concreto também precisa chegar no ponto através de tubulações.

Concreto leve

É o chamado concreto que possua um baixo peso especifico, isto é, entre 0.4 a 2 toneladas por metro cúbico, com resistência variando entre 10 a 20 MPa. Para conseguir manter o peso baixo, geralmente se usa como agregado vermiculita e isopor. Geralmente é utilizado em vedações ou outros elementos pouco solicitados estruturalmente. Possui boa as características de isolamento termo-acústico.

Concreto Pesado

Quando um concreto utiliza agregados de peso específico muito elevado, diz-se que ele é concreto pesado. Esse tipo de concreto é utilizado como vedação para locais sujeitos à radiação, ou como lastro de grandes máquinas. Como agregado para este tipo de concreto, pode se utilizar hematita, magnetita, barita, entre outros.

Concreto Autodensável

Também chamado de concreto fluído, é aquele que dispensa a  vibração. Utiliza-se para esse tipo de concreto um aditivo para concreto super-plastificante, e geralmente se utiliza-o para concretar peças com elevada taxa de armadura ou que sejam muito estreitas, difíceis de se utilizar o vibrador.

Grout ou Graute

É o concreto que utiliza pequenos agregados, ou seja de diâmetro até 4.8mm. Também conhecido como microconcreto, geralmente leva aditivo para torná-lo autodenssável, possibilitando assim a concretagem de peças estreitas, segmentos da alvenaria estrutural como vergas e contra-vergas ou mesmo para o preenchimento de vazios da estrutura.

graute

Graute sendo utilizado para preencher vazio na alvenaria estrutural

Concreto de Alta Resistência

São os concretos com resistência maior que 50MPa. Esse tipo de concreto possui um módulo de rompimento diferenciado em relação ao concreto convencional, e é utilizado em pisos de alta resistência, obras marítimas, estruturas com grandes solicitações e recuperação de estruturas. Para se obter esse tipo de resist6encia, geralmente se faz uso de aditivos plastificantes para concreto, além de adição de elementos como a microssílica.

Concreto de Alta Resistência Inicial

Diz-se dos concretos que utilizam cimento de alta resistência inicial para que seja possível a desenforma mais rápida, ou em casos que a estrutura rapidamente possa entrar em solicitação para dar andamento á obra. também é amplamente utilizado na indústria de pré-moldados, perincipalmente para viabilizar a industrialização de pelas protendidas de concreto.

Concreto com fibras de aço, plástico ou polipropileno

O tipo de concreto perfeito para pisos de garagens, estacionamentos, etc, por resistir muito bem á tração, compressão, impactos, e evitar o aparecimento de fissuras no concreto.

Concreto Aditivado

Diz-se dos concretos em geral que utilizam aditivos para modificar suas características físicas. Pode ser o caso de concreto com rápida cura, cura lenta, maior plasticidade, resistência, impermeabilização, entre outros.

Concreto Colorido

Ocorre quando se adicionam pigmentos à mistura do concreto. É uma boa opção no caso de empreendimentos residenciais para famílias de baixa renda, por permitir colorir peças de concreto sem acarretar gastos com pintura.

concreto colorido na sala

concreto colorido decorando parede de sala de estar

Concreto Rolado

É o concreto usado para fazer a base de pavimentações. utiliza pouca água e pouco cimento, geralmente se amassa esse concreto in loco com um rolo compressor, por isso acaba recebendo esse nome.

Concreto Projetado

É o concreto com alta aderência utilizado para o reforço de peças estruturais principalmente. Esse tipo de concreto em geral possui uma baixa trabalhabilidade para evitar que ele escorra, e assim permitir uma concretagem sem formas.

Concreto com Microssílica

A adição da microssílica aumenta drasticamente a resistência do concreto, podendo passar dos 50MPa e chegar até os 200MPa. Esse tipo de resistência é desejado em casos em que a estrutura de concreto possa estar sujeita a produtos químicos que sejam nocivos ao concreto ou quando se deseja atingir resistências altas em uma determinada peça de concreto.

Concreto resfriado

É quando se executa um concreto com controle de temperatura, principalmente em peças de grande massa. Esse tipo de cuidado é tomado pois a cura do concreto é um processo que libera energia, mas o acúmulo excessivo de calor pode acarretar o aparecimento de fissuras no concreto, então o resfriamento pode se fazer necessário.

Concreto Aparente

O concreto que não receberá revestimento. É desejável que para concretagens desse tipo se utilize aditivos plastificantes e formas lisas, como as formas metálicas ou formas de madeira plastificadas, garantindo assim o acabamento estético agradável à parede ou peça a ser concretada.

concreto aparente decorando a aprede de sala de estar

concreto aparente decorando a aprede de sala de estar

Concreto Convencional

É o concreto mais comumente utilizado na construção civil, com resistências que vão até 30MPa.

Concreto Impermeável

Utiliza agregado miúdo e aditivos impermeabilizantes, um concreto ideal para estruturas que estarão sujeitas Á umidade. A cura deste tipo de concreto entretanto necessita de um controle rigoroso para evitar o aparecimento de fissuras que possam comprometer a estanqueidade do concreto.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Comentários