Tipos de Mármore para revestimentos e balcões

O mármore concede ao ambiente requinte e elegância. É um material nobre e de longa durabilidade, deixando a decoração ainda mais atraente. Como o mármore é um tipo de piso frio, é muito utilizado em países tropicais – como o Brasil –, uma vez que ajuda a diminuir a sensação de calor. É possível utilizá-lo em salas, halls e quartos e muitas vezes em áreas sociais e banheiros para assinar uma presença marcante. Esse material super sofisticado é usado ha séculos e é possível ser encontrados diversos tipos de mármores hoje no mercado, para decoração e revestimento de diversas peças de um projeto.

Tipos de mármores

Tipos de mármores

O que é, e onde usar o Mármore

Proveniente do calcário e formado por alta pressão, o mármore caracteriza-se por veios e pela composição dura de seu material. Diferentemente do granito, o mármore tem menos brilho e é mais frágil (por isso recomenda-se não ter objetos de metal por perto, pois o riscará facilmente).

bancada de lavatório feita em mármore branco

bancada de lavatório feita em mármore branco

Escada revestida de mármore

Escada revestida de mármore

bancada de cozinha em madeira

bancada de cozinha em madeira

Em ambientes internos, prefira mármores sem polimento e mais rústicos que não escorreguem. Nunca instalá-lo em bancadas de pias de cozinhas e/ou churrasqueiras, pois o contato de óleos, gorduras, limão, vinagre, entre outros, podem manchá-lo com facilidade, bem como não expô-lo a produtos alcalinos, ácidos e água sanitária, pois retiram seu acabamento polido. Nos ambientes externos, o mármore “pede” que sua superfície seja lisa e impermeabilizada para que se evitem as manchas. Áreas com tráfego intenso também não combinam com o mármore, pois é necessária a limpeza constante retirando resíduos como areia e aplicações de cera.

Tipos de mármores no mercado

Há uma gama de variedades de mármore. No Brasil, por exemplo, temos o Mármore Branco Especial e com menos veios (Espírito Santo), Mármore Branco Comum e com veios verde ou cinza (também Espírito Santo) e Mármore Bege Bahia (Bahia). Os importados, por região: Pighes, da Grécia, Crema Valência, Marrom Imperador e Crema Marfil, da Espanha, Travertino Romano Bruto, Travertino Navona Bruto, Travertino Gold, Travertino Romano Resinado, Carrara Statuário, Boticcino, Perlino Rosado, Calacata Marchia Oro Vagli, Rosso Verona e Perlino Bianco, da Itália. Entre tantos outros. Existem os sintéticos também, como o Marmoglass, o Nanoglass e Stones, que são de alta resistência. Como passam por um longo processo de industrialização para ficarem parecidos com os naturais, seu valor geralmente é mais elevado.

jazida de mármore branco

jazida de mármore branco

placas de mármore usadas para confecção de bancadas

placas de mármore usadas para confecção de bancadas

  • bruto, sem qualquer acabamento, apenas serrado;
  • jateado, à base de jato de areia;
  • resinado, onde há aplicação de resina líquida e lustração, cobrindo os poros existente na pedra, resultando em melhor polimento e brilho;
  • cristalização, processo onde as empresas aplicam/criam uma película protetora;
  • levigado, lixado com abrasivos até ficar liso, resultando em uma aspecto opaco.

O acabamento das bordas também são importantes na hora da escolha e do local de instalação:

  • reto, ele é polido do jeito que foi cortado sem nenhum acabamento especial, ou seja, simples;
  • bisotado, onde há o corte das arestas para que não as beiradas não se quebrem (muito usado em bancadas e tampos);
  • boleado (simples, duplo ou meio boleado), que é uma acabamento lateral utilizado em bordas de bancadas e pias.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários