Tipos de tintas para pintura de paredes



Com o avanço da tecnologia há cada vez mais inovações e opções quando se trata de materiais para a construção civil. E isso se reflete até mesmo na cor das tintas para pintura das paredes.

A escolha da tinta, assim, como a escolha da cor, da marca e da textura da mesma é uma escolha bastante importante na hora de pintar a casa, afinal não é uma coisa que se pode mudar de um dia para o outro, não é mesmo?

A construção civil conta com os mais diversos tipos de tintas para quase qualquer situação

A construção civil conta com os mais diversos tipos de tintas para quase qualquer situação

Muitas pessoas ficam em dúvida a respeito do tipo de tinta a escolher na hora da pintura, isso é um facto já comprovado. Agora se você também é uma dessas pessoas, fique por aí, porque hoje vamos te dar todas as dicas que precisa para fazer a melhor escolha sem erros!

Tipos de tintas

Dentro da construção civil existem diversos tipos de tintas para revestimentos de paredes, sendo que cada material pede um tipo de tinta diferente. Algumas tintas são bastante específicas, isto é, devem ser usadas em apenas uma situação, por isso é importante conhecer os tipos de tintas e quando devem ser usadas, sobre cada material.

Tinta Látex PVA

Esse é o tipo de tinta mais utilizado quando se trata de pintura de interiores e com certeza você também já ouviu falar a respeito delas.

O acabamento da tinta látex é ideal para paredes internas uma vez que são fáceis de limpar (apenas com a ajuda de um pano húmido é possível obter uma parede novinha). Além do que o acabamento dessas tintas é ótimo, e a secagem é muito rápida. Ou seja, não vai precisar ficar uma semana fora de casa só porque pintou as paredes.

Porém tenha cuidado, pois este produto não é indicado para as paredes que recebem grande humidade, por isso não é indicada para paredes exteriores, nem corrimãos, por exemplo.

Tinta a Óleo

Tipo de tinta feito com um ligante a base de óleo. Pode ter um acabamento tanto liso e brilhante quanto fosco, dependendo da marca que você comprar. A característica principal dessa tinta é que ela impermeabiliza a superfície pintada, sendo então recomendada para superfícies de móveis, peças de aço ou metal, etc. Não é recomendada para alvenarias, principalmente perto da fundação, pois a camada impermeável da tinta pode fazer com que a umidade ascendente na alvenaria forme bolhas na pintura, uma patologia muito comum a esse tipo de tinta.

Tinta a óleo da Suvinil, especial para pinturas que não estejam ligadas diretamente a fontes de umidade

Tinta a óleo da Suvinil, especial para pinturas que não estejam ligadas diretamente a fontes de umidade

Acabamento de ambiente pintado com tinta a óleo

Acabamento de ambiente pintado com tinta a óleo

Tinta Acrílica

A tinta acrílica se comporta de forma bem parecida à tinta látex, ou seja, também é solúvel em água e seca muito rápido. A diferença está na impermeabilidade das tintas, enquanto a látex não é indicada para ambientes externos a tinta acrílica pode ser utilizada para a pintura de espaços com alta humidade.

A desvantagem é que este produto tende a ser mais caro do que os outros, afinal ela é bem mais resistente.

Tinta acrílica da Coral para pintura de paredes externas

Tinta acrílica da Coral para pintura de paredes externas

Acabamento de painel no quarto pintado com tinta acrílica

Acabamento de painel no quarto pintado com tinta acrílica

Tinta Esmalte

A tinta esmalte, ao contrário das citadas acima, é insolúvel em água, isso porque ela apresenta uma “base óleo”.

Elas são indicadas para superfícies de ferro e até mesmo de madeira, como janelas, corrimãos, etc.

O acabamento da tinta esmalte é fácil de reconhecer, afinal ela apresenta um alto brilho e uma perfeição incrível.

Tinta Esmalte da Suvinil

Tinta Esmalte da Suvinil, especial para pintura de madeiras e metal

Acabamento de quarto pintado com tinta esmalte azul

Acabamento de quarto pintado com tinta esmalte azul

À Cal

A tinta à cal é uma opção bastante barata e fácil de aplicar. No entanto, ela não é lavável e nem apresenta um bom acabamento em comparação aos produtos mencionados acima. A sua utilização é mais indicada para paredes externas devido à sua resistência à humidade.

Pois é gente, depois de escolher o melhor tipo é hora da escolha da cor, que deve ser a mais apropriada para o ambiente, de acordo com o seu gosto pessoal, claro.

Caso você tenha muitas dúvidas nessa escolha procure a ajuda de um profissional especializado no ramo. Afinal como já vimos a escolha da tinta é de suma importância.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

Comentários