Tubo de Cobre » para água, gás, refrigeração, preços

A tubulação é uma parte crítica de qualquer projeto, pois é fundamental que essa seja de alta qualidade para que seja capaz de resistir por muitos anos sem dar problemas para o usuário. E quando se fala em qualidade em instalações de tubos, um dos principais materiais no mercado é o tubo de cobre. Usado desde condutor de água quente até como condutor eficiente de gás, esse material permite ser curvado, e soldado a calor com uma resistência ao tempo que só as peças de metal podem conferir ao seu projeto.

tubo de cobre

tubo de cobre

Para que serve

Dentro da construção civil, existe uma ampla gama de usos para tubos de cobre. São eficientes isolantes térmicos, por isso  são a primeira pedida quando se fala em instalações de água quente e de ar condicionado. Sua solda é pode ser feita a calor no caso de instalações de água quente, que possuem grandes linhas de condução. Além disso, uma vantagem para quem deseja utilizar esse material no projeto hidrossanitário, é o poder bactericida do cobre, que aumenta a qualidade da água ao esterilizá-la. Outro uso é na instalação de linhas de distribuição de gás, que podem passar sobre o contrapiso. Devido a flexibilidade desses tubos, é possível fazer curvas bem orgânicas, evitando a perda de pressão do gás entre a fonte e o aparelho que vai recebê-lo.

Nesse exemplo artístico, arquitetos brincam com as tubulações de cobre aparente na instalação de água

Nesse exemplo artístico, arquitetos brincam com as tubulações de cobre aparente na instalação de água

As tubulações de cobre são ainda extremamente fáceis de se manusear e também de soldar e ainda no fim da sua vida útil são recicláveis, ou seja, os tubos de cobre são a melhor opção para fazer a instalação de sistemas de canalização de água quente, gás, entre outros.

Cuidados no manuseio

Apesar de todas as suas utilizações e vantagens, os tubos de cobre necessitam de cuidados específicos para que as suas propriedades e funcionalidades sejam todas mantidas.

Então veja algumas dicas que preparamos para vocês:

Não utilizar a tubulação de cobre para a condução de águas quimicamente agressivas

Pois é, os tubos de cobre foram feitos para transportar água quente sim, mas não águas quimicamente agressivas. Isso porque certos elementos, presentes na água, podem provocar reações químicas n cobre e, consequentemente, acelerar o processo de corrosão do material.

Armazenamento

O armazenamento dos tubos é um fator de suma importância. Para preservar a qualidade técnica das tubulações de cobre é necessário que as mesmas sejam armazenadas em locais limpos e sem o contato direto com o solo.

Cobre e outros metais não combinam

Quando for fazer a instalação dos tubos de cobre tenha atenção para que os mesmos não se misturem com outros metais. Afinal o contato entre o cobre e os outros metais pode provocar a corrosão dos seus tubos, quando em contato com metais com diferente potencial de corrosão.

Cuidado ao manusear

Tenha bastante atenção ao manusear os tubos de cobre para que não batam e não amassem.

Preços de tubo de cobre

Os preços dos tubos de cobre variam bastante de cidade para cidade e também de acordo com cada marca.

Além disso, o preço também varia de acordo com as dimensões dessas peças.

No entanto, fizemos uma pesquisa geral e chegamos aos seguintes números para você se basear:

  • Tubo de cobre (sem costura), classe “A”, 15mm tendo 5 metros – preço médio de R$ 120,00.
  • Tubo de cobre (sem costura), classe “E”, 54 mm contendo 5 metros – preço médio de R$ 400,00.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários