Varanda, Sacada ou Terraço: afinal, qual a diferença?

Hoje em dia é comum que as pessoas queiram uma casa ou apartamento que ofereça também um espaço especial para fazer um churrasco, instalar poltronas e redes de descanso ou simplesmente para apreciar a vista. Muitos corretores, inclusive, fazem questão de frisar o fato de determinado apartamento possuir um espaço como este, que muitas vezes acaba sendo fator decisivo na hora de optar por um imóvel.

Mas, afinal de contas, varandas, sacadas e terraços são a mesma coisa? Não exatamente. Apesar de parecerem iguais, essas três opções são diferentes entre si. Confira a seguir as características de cada um e não erre mais na hora de dizer o nome do seu favorito.

Varanda

A varanda é um espaço “livre” da casa, onde você pode colocar plantas e cadeiras (varanda simples) ou churrasqueiras, por exemplo. Ela é coberta e, no caso de apartamentos, pode ser maior ou menor, dependendo do espaço disponível. As conhecidas “varandas gourmet” estão cada vez mais em voga e ganharam status de “extensão” da casa. Isso porque elas podem ser uma continuação da sala ou, nesse, caso, da cozinha, contendo, além da churrasqueira, cooktops, fornos, bar, etc. A varanda é sempre cercada por grades de tamanho variado (quase sempre médio / alto) ou também por vidros ou até mesmo muradas de alvenaria. Geralmente fica na frente das casas, ou, no caso de apartamentos, ligada a um dos cômodos de entrada.

varanda mobiliada para casa com psicina

1- varanda mobiliada para casa com psicina

varanda gourmet

2- Varanda gourmet com forno e mesa de jantar para apreciar a vista e saborear a comida

varanda aberta

3- Varanda aberta para sentar e apreciar a paisagem

Sacada

Já a sacada geralmente está ligada a uma janela ou porta. Também conhecida como balcão, o efeito que ela gera é tridimensional: ela “salta” do alinhamento da parede. Em apartamentos, a impressão que se tem é que as sacadas não fazem parte do edifício, “pulando” para fora. Pode ficar tanto na parte da frente quando na parte traseira das casas, dependendo apenas da janela ou porta para existir, assim como seu tamanho, que dependerá da abertura para ficar esteticamente viável.

sacada de apartamentos em curva

4- sacada de apartamentos em curva

Sacada de apartamento ampla para apreciar a vista

5- Sacada de apartamento ampla para apreciar a vista

Sacada de apartamento pequena

6- Sacada de apartamento pequena

Terraço

No caso de você optar por um terraço, você terá um espaço aconchegante e bonito… na parte de cima! Sim, diferente das varandas e das sacadas, o terraço fica na parte de cima da construção e a decoração pode ser feita da maneira que você achar melhor. É imprescindível que haja impermeabilização do teto antes da instalação do terraço, principalmente se a intenção for montar um pequeno jardim ou até mesmo uma piscina. No caso de apartamentos com terraço, o preço é mais elevado do que apartamentos comuns, mas a vista e o espaço costumam compensar o investimento!

Terraço gourmet com churrasqueira pré-moldada e lugar para várias mesas

7- Terraço gourmet com churrasqueira pré-moldada e lugar para várias mesas

Terraço com visual da cidade

8- Terraço com visual da cidade

Terraço moderno com jardim

9 – Terraço moderno com jardim

Edícula

Muito semelhante à varanda, mas não fica anexa à casa, sendo uma área separada, usada em geral como espaço de convivência, espaço gourmet, ou ainda como espaço de limpeza, no caso de casas com piscinas. Os projetos com edículas normalmente são executados em terrenos de grandes proporções, para que seja possível a instalação dessa peça. Na maioria dos casos, ela fica nos funcos do terreno, mas também pode ficar ao lado da casa, em alguns casos.

Edícula simples de pedra

10 – Edícula simples de pedra

Edícula moderna de madeira

11 – Edícula moderna de madeira

NOTÍCIAS DO MOMENTO

One Response - Add Comment

Comentários