Vasos Decorativos Cerâmicos



Tradicionais, os vasos de cerâmica são utilizados na decoração de casas há muito tempo. Começou em jardins e varandas, mas há um tempo já ganhou status de decoração interna também: são tantas as opções para utilizá-los, que é praticamente impossível não se encantar pelo charme que os vasinhos emanam.

Tanto portando flores e plantas do jardim ou do interior, ou mesmo como também utilizados para “porta-trecos”, os vasinhos de cerâmica são sempre uma boa opção para quem quer dar um toque diferente a um ambiente e deixá-lo mais interessante.

Vasos decorativos cerâmicos

Vasos decorativos cerâmicos para sala

Para quem mora em apartamentos pequenos, outra vantagem é o fato de que os vasinhos são a melhor opção para ter seu “jardim particular”: eles podem ser utilizados em espaços pequenos, decorando janelas e cantinhos. Já que sabemos que os apartamentos estão cada vez menores e se torna impossível ter um jardim onde plantar flores. Em casas a coisa muda de figura, pois é poss´viel fazer um projeto que contemple um jardim de inverno, ou ou outro nicho interno qu abrigue o verde, já que em geral casas posuem mais área para se ousar no projeto.

Já quem gosta de customizar os objetos e deixá-los mais pessoais, a opção é comprar os vasinhos em lojas de jardinagem. Geralmente eles vêm na cor crua ou vermelho queimado e podem ser decorados com texturas diversas e pinturas.

Vasos com design sofisticado

Vasos com design sofisticado

Vaso decorativo com efeito rústico de textura

Vaso decorativo com efeito rústico de textura

vaso cerâmico decorativo com efeito esmaltado

vaso cerâmico decorativo com efeito esmaltado

vaso cerãmico com textura de madeira

vaso cerãmico com textura de madeira

vaso cerãmico com textura de madeira - 2

vaso cerãmico com textura de madeira – 2

vaso colorido decorativo

vaso colorido decorativo

Uma ideia é utilizar esmalte. Outras opções bem legais com vasos de cerâmica são os detalhes em craquelê, colagens, pinturas diferentes em relevo, etc. Aí fica por conta da criatividade de cada um para criar o que mais lhe aprouver.

Vasos cerâmicos para o jardim ou área aberta

Normalmente vasos com plantas em seu interior recebem um acabemento diferenciado. Isso ocorre porque os materiais de revestimento da cerâmica precisam resistir a umidade e não serem tóxicos para a planta, além de possuir umformato que possibilite o enraizamento da mesma. Confira a seguir algumas ideias de decoração usando vasos de plantas.

Vaso de palmeiras decorativas decorativvas

Vaso de palmeiras decorativas

bancada com vasos de plantas

bancada com vasos de plantas para micro-jardim em área aberta

vasos modelo parede verde

vasos modelo parede verde

vasos de plantas em área aberta

vasos de plantas em área aberta

vasos altos para varanda

vasos altos para varanda ou marco de porta

Dicas de decoração com vasos cerâmicos

Para não deixar os vasinhos soltos por aí, você pode adquirir um porta-vasos. Geralmente ele é vendido como uma espécie de suporte, que pode ser pendurado na parede. A quantidade de vasinhos depende do modelo escolhido. Se quiser algo mais rústico, mas sem perder a originalidade, pode utilizar caixas de madeira compensada (caixas de frutas) para colocar os vasinhos.

Algumas lojas produzem produtos artesanais, com formatos e tamanhos encomendados pelo cliente. Nesse caso, é comum que o vaso não seja utilizado para plantar flores e plantas, mas sim para ser objeto de arte e decoração num móvel, na sala por exemplo. Existem vários modelos, mas o formato “urna” e também a “esfera” são amplamente utilizados.

Outra ideia legal para quem deseja decorar com vasos vazios, é adquirir conjuntos com mais de uma peça. O formato geralmente é o mesmo, mas as peças mudam de tamanho entre si. Elas podem ser colocadas lado a lado em racks, janelas, estantes, em cima da lareira ou aparadores. Fica a critério de cada um. E para quem não se agrada muito com o estilo rústico, vale lembrar que os vasos são vendidos em cores diversas, podendo receber também camadas de verniz extra-brilho.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

3 Comments - Add Comment

Comentários