Zamioculca – Características, Como Fazer Mudas, Como Cuidar

De nome científico Zamioculcas zamiifolia, a zamioculca é uma folhagem ornamental que se destaca pela beleza e rusticidade. Veja mais informações.

Originária da África, a mesma cresce aproximadamente 0.4 até 0.6 metros de altura e é uma planta do tipo perene. Ela fica ainda mais exuberante quando inseridas em locais com baixa iluminação e em interiores.

Possui textura herbácea, suas folhas têm bastante brilho e coloração verde escura podendo chegar até 1 metro de altura. A zamioculca pertence à família das aráceas a mesma dos antúrios e do copo de leite.

Apresenta rizoma suculento embaixo da terra, muito parecido com uma batata e é responsável pela sobrevivência da planta em tempos secos. Sua inflorescência é espádice – Cresce uma espada de coloração branca que também pode ser creme e que ficam parcialmente guardadas entre as folhas.

Zamioculca

Zamioculca

Características da Planta Zamioculca

A zamioculca floresce normalmente no começo do outono ou no verão.

Em se tratando de paisagismo a zamioculca é indicada para locais sombreados, onde a maioria das outras plantas não conseguiria sobreviver.É considerada uma planta coringa para ser utilizada em corredores com pouca iluminação ou bosques mais fechados.

A zamioculca pode ser plantada sozinha ou em conjunto com outras plantas. Não exigem muita regularidade de rega, e por todas essas características podem ser mantidas, dentro de casa em decoração de quarto, sala, banheiro etc.

Sua manutenção é muito simples e quase inexistente devido à sua resistência e crescimento lento, o que dispensa muitas podas.

Como Cuidar

Se você deseja ter um em casa ou no local de trabalho, veja o que deverá fazer:

  • Regas espaçadas;
  • Recolhimento de folhas amarelas e mortas;
  • Reenvase (troca de vaso) a cada 2 ou 3 anos;

Deve ser plantada em solo com boa drenagem e rico em matéria orgânica, em local que receba pouca luz e de forma indireta. Água demais provoca o apodrecimento da raiz e amarelamento das folhas.

É preferível pecar molhando de menos do que exagerando na rega, mesmo em lugares secos. Vale salientar que a mesma gosta de climas tropicais.

Como Fazer Mudas de Zamioculca

O processo é muito parecido com o da violeta e é bem simples. Vessa o passo a passo:

  • Corte um galho novo da planta e coloque em um copo de água;
  • A água deve ser trocada diariamente por conta do mosquito da dengue;
  • O copo deve ficar guardado em local longe da luz, local de sombra e em ambiente, de preferência, interno com entrada de luz indireta;
  • Vá observando o aparecimento das raízes. Isso deve ocorrer por volta de 15 dias;
  • Depois que começarem a aparecer você deve aguardar mais 15 dias para que as mesmas tenham tamanho adequado para o plantio.

Portanto, depois de aproximadamente 30 dias você terá sua muda de zamioculca.

Confira um passo a passo de como plantar zamioculca nesse vídeo.

A Planta é Venenosa?

Sim! Ela é extremamente venenosa e oferece riscos à vida se ingerida, por isso, mantenha longe de crianças e animais de estimação.

Preço da Zamioculca

O valor dela não é considerado alto e varia conforme o tamanho. Uma muda fica em torno de R$12,00, as maiores podem chegar a R$ 80,00.

NOTÍCIAS DO MOMENTO

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (No Ratings Yet)
Loading...

Comentários