Flor Amélia » Significado, Como Plantar? Como Cuidar?

Flor Amélia, hoje você descobrirá o significado e aprenderá dicas simples de como plantar e cuidar da nossa linda guardiã da floresta.

Se você procura por espécies de plantas para jardim ou mesmo pretende decorar um canteiro, saiba que a Amélia é a flor perene ideal!

Relativamente fácil de propagar e cultivar em casa, ela também é lindíssima e vai encher sua produção de cor.

Flor Amélia

Flor Amélia

O nome científico da flor Amélia é “Hamelia Patens” e é uma ótima alternativa para pessoas que desejam ter plantas em casa, mas não têm experiência ou tempo de cuidar.

Isso porque estamos diante de uma planta bem resistente, que se desenvolve bem nos variados climas dos estados brasileiros e não tem mistério para florescer.

Sobre a ficha técnica da flor Amélia, saiba que ela dá flores em tons, avermelhado e alaranjado. As mesmas costumam atrair polinizadores como, por exemplo, o beija-flor.

Além disso, os indígenas brasileiros há tempos usam seu caule como tratamento fitoterápico em caso de doenças de pele.

Sem dúvida, é uma flor do cerrado brasileiro que vale a pena ter no jardim. Vamos descobrir seu significado e aprender como cultivá-la? Venha comigo!

Significado

Antes de colocar a mão na massa, vamos falar um pouco sobre o significado.

Nem de longe vamos relacioná-la à famosa letra que diz que “Amélia que era mulher de verdade”. Isso porque  Flor Amélia significa mudança de ciclo.

Ela representa a destruição e também o renascimento, por isso, podemos usá-la para presentear  recém-casados, pessoas que estão passando por momentos difíceis ou saindo dele.

A flor ainda vem representando o poder, tendo em vista que quem vence adversidades e renasce recebe esta benção. Seu simbolismo lembra muito o da flor fênix.

Como Plantar Flor Amélia

Agora, vamos aprender como propagar essa flor para cultivá-la em qualquer lugar!

Resumindo, podemos plantar Amélia através de sementes ou de mudas. Hoje vou ensinar a plantar com sementes, então veja o passo a passo:

  • Coloque as sementes em um recipiente e deixe sob sol por alguns dias para que sequem. Caso não tenha sol no momento, elas podem ficar dentro de casa;
  • Em seguida, após secas, devemos quebrar as vagens com cuidado, removendo as sementes do interior;
  • Por fim, plante em terra adubada e úmida. Elas costumam germinar por volta de 3 semanas;
  • Lembre-se também manter as sementes em local que não receba luz do sol direta, molhe todos os dias, mas sem encharcar a terra;

Como Cuidar

Cuidar da flor Amélia é uma tarefa relativamente fácil, sendo assim, preparei um guia simples de seguir que vai dar bons resultados;

  • Clima: se desenvolve bem em climas tropicais e não suporta baixas temperaturas ou geadas. Uma boa opção dentre as plantas que gostam de sombra e meia-sombra, embora goste de sol pleno;
  • Florescência: a linda Amélia dá flores e frutos e o mais interessante que isso acontece de forma simultânea e o ano inteiro;
  • Poda: em síntese, ela não precisa ser podada, apenas precisamos retirar folhas e flores secas e os frutos;
  • solo: com adubo orgânica e sistema de drenagem para as raízes sensíveis não apodrecerem;
  • Doenças: infelizmente, ela é bem suscetível ao ataque de pragas, então, evite muita umidade e tenha sempre um inseticida natural de detergente;
5/5 - (1 vote)

Comentários