Do francês abat-jour (algo como “abaixar a luz”), o abajur é uma luminária que permite que a luz não seja vista com intensidade, diretamente da lâmpada, e sim “quebrada” por uma cúpula, o que possibilita uma iluminação mais aconchegante e menos “agressiva” aos olhos. Os primeiros abajures foram criados a partir da ideia de reproduzir nas casas a iluminação que já era utilizada nas ruas – com lampiões, por exemplo. Mais tarde, sendo peça importante no movimento Art Noveau, ganharam cor e ares de objeto de arte: os abajures Tiffany unem em suas cúpulas peças de vidro e cobre, soldadas entre si.
Para aproveitamento ou destaque de um determinado ponto de um cômodo, um abajur parece ser uma das soluções mais indicadas, já que dispõe de dupla função: iluminação e decoração. Porém, é sempre importante lembrar que a intenção é complementar a iluminação ou proporcionar um ponto de luz para uma função específica (num criado-mudo ao lado de uma poltrona de leitura, por exemplo), e não iluminar completamente todo o local.
Abajur na decoração de ambientes
No quarto de um bebê, a iluminação delicada de um abajur não impede que ele durma tranquilamente. É ótimo apoio na hora da amamentação, pois deixa o ambiente à meia-luz e não incomoda a visão do bebê, que é muito sensível; além de servir para acalmar pais de primeira viagem, que estão sempre dispostos a dar uma “olhadinha” no bebê durante a noite.
A decoração de quarto infantil pode também contar com uso do abajur. O mercado tem oferecido objetos que contêm desenhos específicos para as crianças, e a procura aumenta sempre mais. Nos dias de hoje, muito mais pessoas se preocupam com a decoração e funcionalidade do quarto dos filhos do que há décadas. Por isso mesmo é fácil encontrar abajures de cúpulas giratórias com desenhos vazados que proporcionam figuras brilhantes em movimento nas paredes quando ligados. Além de distrair e acalmar, o efeito estético é muito bonito.

Abajur lata de tinta: modelo criativo de abajur para a decoração de ambientes mais lúdicos, como quartos infantís
Para quartos de estudos e escritório, o ideal é fazer uso de luminárias menores e funcionais. Indicam-se, nesse caso, cúpulas mais claras, que possibilitam melhor aproveitamento da luz para leitura e escrita. Em salas e ambientes receptivos, o abajur pode ser um acessório mais ousado. Respeitando a lei da proporção (onde o abajur vai ficar) e estilo (está em harmonia com o restante da mobília e acessórios? Está destoante?), não há problema algum em escolher um modelo maior ou de cor mais forte e produzido a partir de materiais diferentes ou inusitados.
Vale ainda lembrar que lâmpadas que retém menos calor – como as lâmpadas LED – são mais seguras, deixam a iluminação agradável e diminuem o risco de acidentes.
Modelos de abajur
- Abajur simpls e branco para uma decoração de ambientes mais minimalista
- Abajur cromado com preto, para a decoração de ambientes mais sóbrios
- abajur branco redondo, bastante minimalista.
- Abajur lata de tinta: modelo criativo de abajur para a decoração de ambientes mais lúdicos, como quartos infantís
- abajur moderno de design arrojado
- abajur criativo feito com retalhos de tecidos de diversas estampas
- abajur criativo com diferentes caracteres orientais para iluminar um quarto.
Comentários