Quer saber tudo sobre aço carbono, onde e como ele pode ser aplicado e os principais tipos utilizados? Então siga lendo este artigo.
O Que é Aço Carbono?
O aço carbono é uma liga metálica que é frequentemente utilizada na construção civil e na indústria, esse mesmo é resultado da combinação de dois elementos bastante conhecidos:
- Carbono
- Ferro
Trata-se de um material extremamente versátil e que é usado na fabricação de máquinas de lavar, automóveis, em decoração de ambientes, etc. No entanto, o fato de ser um material tão dinâmico faz com que a escolha do metal demande mais cuidado.
Em se tratando do custo, segundo especialistas o metal possui um preço considerado acessível, mas varia de acordo com resistência e aplicabilidade.
A versão mais popular é a que traz um acabamento fosco, mas realmente, é preciso conhecer cada tipo para não errar.
Como falei anteriormente, o metal é uma liga metálica, e sua constituição leva: entre 0,008 e 2,11% de carbono.
Confira as classificações
Na prática a forma mais usada para classificar o aço carbono éo SAE-AISI. Veja:
- Comum: 10xx
- Ressulfurado: 11xx
- Ressulfurado e resfosforado: 12xx
- Possui aproximadamente 1,75% de manganês: 13xx
- Traz determinada concentração de nióbio: 14xx
- Com teor alto de manganês: 15xx
Tipos de Aço Carbono
Como já pode observar, é extremamente importante conhecer bem cada um dos tipos de aço carbono, dessa maneira, resolvi fazer uma pesquisa e selecionai os principais e viu revelar suas especificidades.
- Alto carbono acima de 0,60%: Se você procura por algo que muita durabilidade e resistência e dureza, então esse é o tipo certo. No entanto, seu grau de ductilidade não é tão bom, ou seja, ele se deforma com mais facilidade.
- Médio com 0,30% a 0,60%: A princípio, possui maior resistência em se tratando de tratamento térmico, além disso, possui alto grau de dureza, menos ductilidade e tenacidade, se comparado ao baixo carbono. Também possui boa temperabilidade em água e sem, dúvida é um dos mais populares.
- Baixo com até 0,30% de carbono: Trata-se do tipo de aço carbono que possui baixa resistência. Em contra partida, é um material totalmente soldável e usinável, além disso, apresenta alta ductilidade e tenacidade, baixa dureza e não é tratado de fora térmica.
Informações Extras
Ferrugem
Em comparação com o aço inoxidável, o aço carbono possui uma resistência menor à corrosão, entretanto, dependendo do índice de concentração de carbono na peça essa resistência pode ser maior.
Propriedades
- Pode ser usado com instalações elétricas;
- Decerto, apresenta propriedade de dureza relativa;
- Suporta alta pressão e também altas temperaturas;
- Sua ductilidade costuma diminuir segundo o teor de carbono;
- Também sua resistência aumenta de acordo com o teor de carbono;
Benefícios
Agora que você já viu muitas informações sobre o aço carbono, bem como sua usabilidade, é importante conhecer também seus benefícios. Confira:
- Alta solabilidade, resistência e durabilidade;
- Também tem um custo-benefício muito bom;
- Ainda tem baixo ponto de fusão;
- Por fim, trata-se de um material versátil e que pode ser usado em várias áreas;
Comentários