Engana-se quem pensa que casas de alvenaria aparente são apenas “rústicas”. Pelo contrário, esse tipo de escolha é uma das maneiras mais interessantes e elegantes de mostrar todo o aconchego de um lugar. Os tijolos aparentes estão cada vez mais em alta. Se antes eles estavam apenas presente em casas de campo, chácara e sítios, hoje a alvenaria aparente está também espalhada por casas na cidade, tanto no exterior quanto no interior, sem perder o contato com a modernidade.
Outra característica interessante da alvenaria aparente é a descontração que ela invoca. A impressão que se passa é que o acabamento ficou “por fazer”, ou seja, não há uma preocupação rígida com estilos. Obviamente, como a ideia é intencional, há de se tomar alguns cuidados para que o resultado final fique realmente bom e sim, o trabalho é cuidadoso.
A colocação das peças pode ser regular ou irregular. No segundo caso, a ideia é descontrair ainda mais, com os tijolos não seguindo uma linha rígida de colocação.
E para quem gosta da ideia, mas ainda não pretende investir na alvenaria real, vale saber que existem papeis de parede que imitam com perfeição o efeito. Eles são fáceis de aplicar e muito utilizado em interiores.
Como utilizar a alvenaria aparente
Existem várias maneiras de se utilizar a técnica da alvenaria aparente e não apenas em exteriores. Algumas aplicações interiores são muito interessantes e podem ser investidas em praticamente todos os tipos de casa.
- A mais conhecida aplicação é a de revestimento exterior. Ela confere um ar rústico ao local, mesmo que a parte de dentro esteja acabada e revestida de outra forma.
- Áreas de churrasco, lazer ou varandas ficam ótimas com esse tipo de aplicação.
- Para quem quiser utilizar em interiores, mas não quer que o cômodo inteiro fique da mesma maneira, poderá optar por utilizar a alvenaria aparente apenas em uma das paredes. Na sala, por exemplo, na parede da lareira ou atrás de algum móvel como o sofá. Nos quartos, atrás da cabeceira da cama ou atrás de algum espelho grande ou divã. Em quartos infantis vale pintar os tijolinhos num tom claro e cobri-los com desenhos divertidos.
- Na cozinha pode ser localizada atrás da área de trabalho da pia e do fogão e na sala de jantar, atrás de aparadores ou cristaleiras, seguindo a linha da mesa, em uma parede solitária. Pratos e quadros nessa parede completam a decoração.
Aquisição e execução
Na hora de comprar os tijolinhos, certifique-se da qualidade do produto. É imprescindível que ele seja resistente, do contrário é muito provável que você tenha de repor as peças no futuro ou até mesmo desistir do estilo, cobrindo a parede. O tijolo não pode esfarelar com facilidade nem se quebrar com o mínimo de esforço aplicado.
Lembre-se também que, após escolher o local em que vai deixar a alvenaria aparente, a execução do trabalho precisa ser bem feita, de preferência por alguém especializado e com experiência no assunto.
Olá! Estou tentando fabricar para meu consumo, imitação de tijolinho de demolição, de 20cm comprimento por 7cm largura por 1,5 espessura. Uso 3 partes de pó de pedra uma de cimento e corante, só que as peças ficam frágeis. Agradeço quem posa me informar a dosagem correta se falta alguma carga aditivo ou outros. Muito agradecido;