Alvenaria de Vedação: O Que é e Como Utilizar em Construção

Quer saber o que é e como utilizar a alvenaria de vedação nos seus projetos? Basicamente, esse é um dos métodos de construção mais utilizados para separar os ambientes internos de um edifício ou residência.

Da mesma forma, também pode ser utilizado para proteger a construção de condições climáticas que possam danificar a estrutura. No entanto, esse tipo de alvenaria não suporta cargas verticais.

Ou seja, ela só é capaz de aguentar o próprio peso e não deve ser utilizada para suportar cargas estruturais. Assim, para obter mais informações continue lendo este artigo.

O que é Alvenaria de Vedação

Alvenaria de Vedação

A alvenaria de vedação utiliza materiais que propiciam o isolamento térmico e sonoro dos cômodos de uma construção. Semelhantemente, esses materiais também são resistentes a umidade e a infiltração por água da chuva.

Portanto, ela pode ser utilizada tanto para vedar os ambientes internos quantos os externos de edifícios e moradias. Basicamente, esse tipo de alvenaria é constituído por tijolos cerâmicos ou blocos de concreto sobrepostos por argamassa.

Assim, a qualidade da vedação pode variar dependendo do tipo de tijolo ou bloco utilizado na construção. Dessa forma, os principais tipos de materiais utilizados na alvenaria de vedação são:

Tijolo Baiano

Sem dúvida, o tijolo baiano é o material mais comum para a construção de alvenarias no Brasil. Pois, é uma das opções mais baratas disponíveis no mercado e possuí um bom rendimento durante a obra.

Além disso, o tijolo baiano é uma das melhores opções para garantir o isolamento térmico e acústico dos ambientes internos. Visto que apresenta diversos furos centrais que melhoram a vedação da construção.

Da mesma forma, também é muito utilizado para realizar a proteção externa das edificações. Uma vez que apresenta uma baixa absorção de umidade e é resistente às condições climáticas desfavoráveis.

Tijolo maciço

Por sua vez, o tijolo maciço conhecido popularmente como tijolo de barro cozido também é utilizado na alvenaria de vedação. No entanto, deve passar por um processo de impermeabilização para ser aplicado nos ambientes externos.

Pois, absorve uma certa quantidade de umidade e é mais suscetível a infiltrações. Dessa forma, ele é mais utilizado em regiões com clima seco. Visto que ele pode melhorar a qualidade do ar dos ambientes internos.

Bloco de concreto

Por fim, o bloco de concreto também pode realizar a vedação de uma edificação. Porém, essa opção não costuma ser muito utilizada. Pois, além do custo elevado, não apresenta resultados tão favoráveis quanto os tijolos cerâmicos para regulação térmica e acústica.


Alvenaria de Vedação x Alvenaria Estrutural

Algumas pessoas podem confundir a alvenaria estrutural com a de vedação. Nesse sentido, a principal diferença é a necessidade de utilizar vigas e pilares durante a construção.

Pois, como o próprio nome já diz, a alvenaria estrutural tem a capacidade de suportar cargas verticais. Ou seja, ela não precisa ser reforçada para separar os cômodos de uma construção.

Contudo, a alvenaria de vedação precisa ser reforçada com vigas e pilares para oferecer segurança na divisão dos ambientes internos. Assim, ela apresenta um maior custo do que a alvenaria estrutural. Já que mais materiais são necessários para concluir o projeto.


Principais Vantagens e Desvantagens da Alvenaria de Vedação

Vantagens e Desvantagens da Alvenaria de Vedação

Por conta disso é importante considerar as principais vantagens e desvantagens desse tipo de alvenaria. A fim de que você possa realizar a melhor escolha para a sua obra. Então, confira os tópicos a seguir:

Vantagens

  • Maior versatilidade e flexibilidade na realização da obra;
  • Melhora do isolamento térmico e acústico dos cômodos de um edifício ou residência;
  • Grande disponibilidade de materiais com baixo custo e bom rendimento para a obra;
  • Maior durabilidade dos materiais;
  • Facilidade de encontrar os recursos e a mão-de-obra especializada.

Desvantagens

  • A alvenaria de vedação possui um maior custo quando comparado com a alvenaria estrutural;
  • O tempo de execução da obra tende a ser maior devido a necessidade de construir vigas e pilares.

Comentários