A alvenaria estrutural é uma construção de estruturas de unidades individuais definidas e ligadas por argamassa. Os materiais comuns dessas construções são: tijolo, pedra, mármore, granito, travertino, pedra calcária, pedra elenco, bloco de concreto, vidro bloco, estuque e azulejo. A alvenaria estrutural é, geralmente, uma forma de obter maior durabilidade para uma construção. No entanto, os materiais utilizados, a qualidade da argamassa, a mão de obra e o padrão em que as unidades são montadas podem interferir significativamente na durabilidade da construção de alvenaria em geral.
Aplicações da alvenaria estrutural
A alvenaria estrutural é muito usada em paredes e muros de edifícios. Isso porque os blocos de concreto são especialmente concebidos com núcleos ocos, que oferecem diversas possibilidades de construção. Esses blocos têm grande resistência à compressão e são mais adequados para estruturas com o carregamento transversal, quando os núcleos permanecem vagos. Quando preenchidos com concreto ou cimento, com reforço de aço, os núcleos dos blocos podem ganhar maior resistência à tração e à lateral das estruturas.
Vantagens
A utilização de materiais como tijolos e pedras, pode aumentar a massa térmica de um edifício e proteger a construção do fogo, porque são produtos não inflamáveis. A maioria dos tipos de alvenaria normalmente não requer pintura e, assim, podem fornecer uma estrutura com redução nos custos do ciclo de vida. Construídas em compressão, de preferência com argamassa de cal, a alvenaria pode ter uma vida útil de mais de 500 anos, em comparação com os 30 a 100 das estruturas de aço ou concreto armado. As paredes de alvenaria também são mais resistentes aos projéteis, tais como detritos de furacões ou tornados, mais comuns em outros países.
Desvantagens
As condições meteorológicas extremas (frio), combinadas com outras circunstâncias, podem causar degradação da superfície da parede de alvenaria, devido à geada. A alvenaria tende a ser pesada e deve ser construída em cima de uma base forte, como o concreto armado, para evitar a sedimentação e rachaduras. Um detalhe importante é que a construção de alvenaria não se adapta bem à mecanização e requer um trabalho mais qualificado do que apenas um enquadramento.
Limitações estruturais
A alvenaria possui uma impressionante resistência à compressão (cargas verticais), mas é muito frágil à tração (torção ou alongamento). Para ganhar resistência à tração com paredes de alvenaria, é preciso investir em um reforço pelo espessamento da parede ou pela construção de pilares de alvenaria (colunas verticais) em intervalos. Assim, os apoios de aço podem ser adicionados.
Comentários