Hoje falaremos sobre os arbustos, plantas muito populares e geralmente usadas em paisagismo. Deixe seu jardim mais lindo com essa dica!
O Que São Arbustos?
Em resumo, os arbustos são todos aqueles vegetais pertencentes à família das dicotiledôneas, angiospermas e lenhosas. Para fazer parte desse grupo a espécie também precisa se ramificar desde o solo e ter um porte menor se comparada às árvores.
Sendo assim, trata-se de plantas que geralmente não necessitam de muito espaço para se desenvolver bem.
Falando de modo geral, são plantas que aceitam poda, o que nos permite dar-lhes vários formatos diferentes.
Por isso, elas são tão utilizadas em decoração de ambientes, festas e também em projetos de paisagismo. É uma ótima opção para topiaria.
Outra forma como utilizamos os arbustos é em projetos externos e extensos como é o caso da cerca viva. Nesse caso, estas plantas servem para delimitar espaços, orientar caminhos.
Sempre que pensamos em arbusto a cor verde logo nos vem em mente, mas vale ressaltar que temos espécies arbustivas em diversas cores.
Por exemplo, é fácil encontrar versões em vermelho, lilás, branco, amarelo, laranja e muito mais. A seguir, vou te mostrar alguns exemplos desse grupo e você verá como são muitas as possibilidades.
Tipos De Arbustos
A priori, saiba que os arbustos podem ser lenhosos, semi-lenhosos ou ainda, herbáceos.
O tipo de arbusto lenhoso é aquele que é capaz de produzir madeira usando-a como tecido de suporte para seu caule. Por outro lado, o semi-lenhoso possui aparência ou propriedade de madeira, mas não completamente.
Por fim, o herbáceo é rasteiro e apresenta uma estrutura de caule mais macia e maleável. Este não tem aparência firme que cresce para cima, ou seja, sempre tem certa caída e se movimentam com o vento, por exemplo.
Plantas Arbustivas
Agora, conheça alguns tipos de arbustos e comece a pensar em como pode inovar seu jardim.
Hortênsia: as brancas são, sem dúvidas, as mais comuns, no entanto, quando o assunto é decorar o jardim, as hortênsias azuis ou púrpuras híbridas são a melhor escolha.
Fotínia: a fotínia é uma planta lindíssima e que promove elegância e um tom romântico a qualquer jardim. Ela dá flores brancas, delicadas, além disso, miolo amarelo traz vida.
Abélia: este é um arbusto semi-lenhoso, perene, cresce entre 2 e 3 metros e é muito ornamental. Embora não tenha flores, suas folhas são bem delicadas e bonitas.
Árvores Arbustivas
Alamanda: se você deseja um projeto paisagístico cheio de vida, então aposte na alamanda e suas flores amarelas. Trata-se de um arbusto escandente que cresce até 6 metros.
Loureiro: ela é simplesmente linda e original, devido ao seu formato de bola. Na verdade, ele lembra um pirulito verde! Cresce entre 3 e 5 metros de altura.
Salgueiro: quem deseja uma árvore arbustiva de grande porte e bem frondosa, o salgueiro é o ideal. Possui floração a base de pequenos ramos e é estável.
O mais indicado é tê-lo em terrenos maiores, tendo em vista que quando chega a idade adulta, ele requer mais espaço.
Comentários