Por incrível que pareça, o que conhecemos como bambu da sorte não é exatamente um bambu. Ele faz parte da plantas conhecidas como nenúfares tropicais (assim como a vitória-régia), e sua origem é africana. Ele começou a ser chamado assim pelo fato de que seu formato lembra muito o bambu comum e, além disso, as pessoas começaram a acreditar que sua presença num determinado local de cultivo trazia sorte aos habitantes da região.
Não podemos mensurar ao certo o quanto de “sorte” uma plante é capaz de trazer, mas é fato de que plantas alegram e enchem de boas energias um ambiente. Por isso o bambu da sorte passou a ser cultivado em larga escala e utilizado como parte da decoração de um ambiente e aumentando o astral dos moradores e de quem visita o lugar.
Confira também 20 ideias de decoração com flores naturais.
Plantio e cuidados com o Bambu da Sorte
Não é complicado plantar e cuidar do Bambu da Sorte, porém alguns detalhes devem ser levados em consideração para que tudo dê certo e a planta cresça saudável e forte, além de bonita.
- Primeiramente, escolha o vaso correto. Ele precisa ser grande e fundo e conter algumas pedras no fundo para estabilizar a planta. Os mais utilizados são os de vidro e de cerâmica.
- Faça o plantio utilizando solo saudável e de boa qualidade. Se não dispor de vaso e o que veio junto com a planta já tem espaço suficiente para o crescimento dela, deixe-a lá. Entretanto, se for trocar de local, leve toda a terra em volta das raízes para o novo solo.
- Essa planta também pode ser mantida em água. Nesse caso, assim que ele desenvolver raízes, é necessário mantê-las cobertas de água. Quanto mais alta a água no caule, mais a planta se desenvolverá.
Cuidados
O bambu da sorte é resistente e possui vida longeva. Entretanto é necessário lembrar de alguns detalhes:
- Se plantada na terra, mantenha-a sempre úmida (mas não encharcada). Regue a planta sempre com água mineral ou filtrada. Se estiver mantendo-a apenas em água, a dica é a mesma. A água da torneira contem substancias fortes que podem enfraquecer ou até mesmo matar a planta.
- Não deixe o bambu exposto a muita luz. A iluminação que ele precisa receber deve ser indireta e fraca.
- Se desejar utilizar fertilizantes, informe-se em lojas especializadas qual o melhor para o bambu da sorte. Adicione algumas gotas à água ou antes de regá-lo.
Com cuidado e carinho o bambu da sorte poderá crescer e se desenvolver lindamente, transformando-se num atrativo do ambiente.
O meu vaso de bambu da sorte está crescendo rápido, Preciso podar as folhas ou não?
Gostaria de maiores detalhamentos sobre a planta.