Com o advento de novas repartições de cômodos, as cozinhas foram perdendo espaço e, principalmente em apartamentos pequenos, elas estão cada vez menores. O padrão costuma ser o americano, em que a cozinha é interligada à sala, sobrando pouco espaço para mesa de jantar. A maioria também não disponibiliza copa, o que deixa o ambiente ainda mais apertado. Entretanto, sabendo decorar direitinho a cozinha e organizar todos os móveis, é possível ter um ambiente agradável e útil com toda a certeza. Veja dicas de qual bancada de cozinha usar!
A boa notícia é que você não precisa ficar tão preocupado assim com a decoração: está cada vez mais fácil decorar a cozinha e aproveitar bem o espaço disponível com todas as opções que existem hoje em dia. É possível, inclusive, fazer a divisão dos cômodos utilizando bancadas, balcões e mesas, e otimizar assim o espaço, aproveitando cada canto com bastante criatividade.
Bancada de Cozinha e Gabinetes para cozinha
Há algum tempo, os gabinetes de pia na cozinha têm sido substituídos por bancadas de mármore e outros materiais (geralmente feitos sob medida por empresas de móveis planejados). Além de muito bonitas, essas bancadas permitem aproveitamento maior de espaço. Também é possível decorar de uma forma ainda mais personalizada a cozinha, tornando o lugar mais agradável.
As cores de bancadas de cozinha são muito variadas, sendo a preta uma das mais adquiridas por combinar com praticamente qualquer tipo de decoração e utilitários. No caso de a cozinha ser bem pequena, as bancadas claras podem deixar o lugar com uma aparência de amplitude maior. Em contrapartida, as escuras dão a sensação de que há mais “espaço livre” no cômodo.
Antes de escolher a bancada ideal para sua cozinha, é necessário levar em consideração todos os itens que terão de ser acoplados a ela: lava-louças, micro-ondas, fogão, forno e outros devem ser medidos e comprados de acordo com sua bancada para que possam ser instalados de maneira correta e evitar espaços vazios ou mal colocados.
Para bancadas menores, a dica é posicionar a pia de lavar louça no centro: assim você ganha um pouco de espaço nas laterais para fazer outros serviços na cozinha.
O famoso mármore, por exemplo, se for utilizado com frequência e tiver de ser limpado com detergente, perde o brilho com facilidade. Já os sintéticos, como o silestone, são uma boa pedida se a área não ficar exposta ao sol, já que pode desbotar facilmente.
As bancadas de aço inox são perfeitas para utilização diária já que não perdem o brilho com facilidade e suportam limpeza freqüente. Além disso, possuem forte resistência e não acumulam sujeira ou germes, por terem superfície lisa.
Quem desejar um aspecto mais rústico, pode optar pela bancada de pedra natural, que tem uma textura resistente ao calor e a pancadas mais fortes. Seu preço, no entanto, costuma ser mais caro que as bancadas de material sintético.
Preço de bancada de cozinha
O preço das bancadas de cozinha podem variar bastante, de acordo com o material: granito, inox, marmoglass (pó de mármore e vidro), variam conforme o tamanho que você desejar. Vale lembrar também que a escolha do material deve levar em consideração o trabalho que a bancada terá de suportar, já que ela pode comportar diversas utilizações diferentes: cozinhar, aparar objetos ou suportar refeições são apenas algumas funções possíveis.
quanto custa a primera