Pensando no conforto, prazer e descanso, há quem escolha colocar banheira em seu projeto. Ela dá um toque especial para o banheiro, deixando o ambiente mais charmoso. Para isso, é necessário pesquisar bastante e com muita cautela qual o tipo que se pretende ter, além de já ter definido o espaço disponível. O mercado oferece diversos formatos, linhas e categorias, cada qual com suas características.
Tipos de Banheiras
Os formatos mais comuns são: a simples, que acomoda uma pessoa e sua dimensão varia conforme o modelo; a de canto (pode ser oval ou triangular) desde que encontre a junção de duas paredes ou simplesmente uma quina; a dupla, que pode ser uma pessoa de frente para outra ou uma ao lado da outra, dependendo do modelo escolhido; a quadrada e a retangular são os formatos mais simples e rápidos de instalar, além do custo mais acessível que os demais. O acabamento também é mais fácil de realizar; e a redonda e oval, que costumam vir com uma base quadrada para que se recostem na parede, além de poder ser escolhida combinando com o box de banheiro.
A mais conhecida das banheiras é a de hidromassagem (literalmente uma massagem realizada com jatos de água). Também conhecidas como jacuzzi, têm função terapêutica, pois o movimento que a água exerce sobre a pele e o organismo aliviam o estresse e a tensão muscular. Recomenda-se aquecer (geralmente com aquecedor a gás ou ebulidor elétrico) a água em temperatura aproximada de 35º para ativar a circulação sanguínea, relaxando assim, o corpo. As banheiras de hidromassagem variam de tamanho, formato, material, cor e sistema de funcionamento. As em acrílico são reforçadas com fibras de vidro, que são resistentes a rachaduras; as banheiras de fibras diferem das de acrílico ou policarbonato no acabamento usado; as banheiras vitorianas não necessitam de alvenaria, e assim pode ser instalada em outro cômodo da casa (não muito comum, mas tem crescido o número dessa opção, porém, deve caber no orçamento do projeto para que não haja reclamações nem desconforto).
Outro tipo de banheira muito procurado é o ofurô – criada pelos japoneses – e é feita de ripas de cedro encaixadas e presas por arcos de metal (o contato com o deck de madeira torna a sensação do relaxamento ainda mais gostosa). Aqui se fala em relaxamento e não banho, pois é o momento de descansar mesmo. O banho propriamente dito é realizado no chuveiro. Também contam com a possibilidade de serem instaladas em outros lugares da casa e seu formato é mais curto e fundo (a água fica na altura dos ombros). Cabem até oito pessoas em um ofurô.
Existem alguns acessórios para cada banheira, dependendo da preferência: o blower, um sistema que produz o borbulhar da água; as diferentes luzes/cores instaladas com a função de harmonizar o ambiente; jatos, ducha manual, dosador (para que se possa colocar óleos, essências etc.), entre outros.
Uma banheira pode custar entre R$ 1.000,00 a R$ 12.000,00, dependendo do projeto. Recomenda-se a manutenção e limpeza para que não haja propagação de bactérias e fungos (que geralmente aparecem por causa da umidade). Não use produtos desconhecidos ou muitos sais de banho, pois podem danificar o sistema.
Queria saber como e valor de uma banheira pra colocar na minha casa