Barrilete » O Que É? Tipos e Sistemas

Se você atua no ramo da construção civil, certamente já ouviu falar em barrilete. Saiba o que, quais são os tipos e também os sistemas.

Quem está começando a trabalhar nessa área tem muita coisa a aprender. Se for o seu caso, vamos começar hoje, falando sobre os barriletes.

Não é tão incomum ver iniciantes que ainda não sabem do que se trata. Isso porque o item em questão tem relação com a parte hidráulica das construções.

Desse modo, apenas algumas equipes da obra mantém contato e ficam por dentro das coisas que são feitas.

Em alguns casos, contrata-se um engenheiro especialista para que tome conta dessa parte do projeto e funcionários que estiveram presentes desde o início, saem sem esse contato.

No entanto, independente da sua área de atuação, seria bom se inteirar sobre o assunto. Então, veja no decorrer deste post informações básicas sobre barrilete.

O Que É Barrilete

Barrilete

A boa notícia é que mesmo para iniciantes o conceito de barrilete é bem simples de entender. 

Sabe aquele projeto hidráulico com várias tubulações, conexões e também registros? Já observou que sempre fica em um local estratégico (escondido)?

Isso acontece para que não interfira na decoração do ambiente, tendo em vista que não é algo bonito de se ver. Aliás, possui um visual que parece bagunçado.

Então, esse conjunto hidráulico que vive escondido é o que chamamos de barriletes.

Encontramos esse tipo de instalação com maior frequência em edifícios, localizado na casa de máquinas, é deste local que saem todas as tubulações que alimentam o sistema de água dos pavimentos do prédio.

Em suma, é ali que tudo se inicia. Por isso é uma parte tão importante dos projetos de construção e devemos pensá-la com o máximo de cuidado.

Tipos

Bem… Na construção civil dividimos os barriletes em dois tipos:

  • Ramificados: estes possuem registros e conexões menores e, por isso, são considerados mais econômicos se comparados aos concentrados. Outra característica que diferencia o barrilete ramificado do outros, é o fato de ser mais espaçado.
  • Concentrados: este é o tipo mais recomendado para locais fechados. Além disso, ele permite maior controle deixando as tubulações mais seguras.

Vale ressaltar que definimos cada tipo de barrilete com base no redimensionamento da rede de distribuição. Sempre de acordo com a edificação e seguindo de forma rígida a NBR 5626.

Sistemas De Barriletes 

Em se tratando de barrilete, temos outras definições, além de concentrado e ramificado. Vejamos algumas abaixo:

  • Hidropneumático: é um reservatório cujos reservatórios são feitos de rede pública e privada juntas. Usamos exclusivamente para abastecer aparelhos e torneiras.
  • Direto: é o sistema onde todas as torneiras e aparelhos são alimentados através de uma rede pública. 
  • Indireto: nesse caso o sistema indireto de barrilete, torneiras e também aparelhos são abastecidos por um reservatório da própria construção.

Também pode ser por meio de um recalque, ou seja, um reservatório a parte que fica no fundo de uma caixa d’água.

  • Misto: este é o sistema mais comum que funciona parte com reservatório do próprio prédio e parte com sistema público.
5/5 - (1 vote)

Comentários