Nada tão legal quanto a escolha entre Berços para bebês para a criança que está pra chegar. Há muita ansiedade nos pais com a decoração do quarto, já que querem sempre deixar o ambiente muito bonito e seguro para seus filhos.
A grande variedade de berços disponíveis no mercado hoje em dia pode dificultar a decisão dos pais na hora da compra. Por isso é importante levar em consideração as características de cada tipo de berço e o que cada um oferece.
Escolhendo o berço ideal
A primeira coisa a se levar em consideração antes de optar por um berço é se ele tem o selo do INMETRO. Isso certifica que o produto foi verificado e averiguado. Como a criança ficará sozinha e sem assistência no berço, é primordial que ele esteja em perfeitas condições e não ofereça nenhum tipo de risco a ela.
Como existem vários tipos de berço, decida-se de acordo com o estilo do quartinho, decoração e o que vai sair mais prático e financeiramente compensador. Confira:
- O berço mais comum é o berço clássico. Ele é produzido em madeira, abriga o colchão para a criança e possui grades de proteção. É o modelo mais simples de berço.
- O berço com rodinhas é o berço ideal para quem deseja facilidade para a limpeza ou gosta de mudar os móveis de posição.
- Um tipo muito procurado hoje em dia é o berço funcional. Geralmente ele possui gavetas, cômodas e trocadores acoplados. Facilita muito para pessoas que possuem pouco espaço no quartinho da criança e, além disso, querem economizar dinheiro. Assim menos móveis são comprados. Além disso, existem também os berços que viram camas. Esse tipo de berço tem sido muito bem aceito já que, ao retirar as grades de proteção e abaixar a altura do colchão ele permite que o móvel se torne uma cama infantil. Ótima pedida para economizar dinheiro, já que uma cama maior só precisará ser comprada no futuro.
- Os berços conhecidos como Moisés e Portáteis são bercinhos simples, usados apenas por temporadas. Eles não são indicados como berços definitivos pois são menos resistentes, muito leves e fabricados de material mais simples. São bons para deixar o bebê por algum tempo, em viagens, ou enquanto dorme no quarto dos pais, antes de ir para seu quartinho definitivo. Os desmontáveis também podem ser usados no futuro como cercadinhos para as crianças brincarem.
- Um modelo ainda pouco conhecido no Brasil mas que vem crescendo em vendas no exterior é o berço cegonha. O nome divertido se refere a maneira como o berço é instalado: ele pende do teto, o que possibilita que balance levemente, dando ao bebê a mesma lembrança dos movimentos da barriga da mãe. A instalação precisa ser feita por profissionais e de maneira absolutamente segura, já que o berço ficará “flutuando”.
Lembre-se também de comprar os móveis para o quarto do bebê em lojas especializadas nesse tipo de produto para garantir que sua compra será certificada, com longa durabilidade e segurança.
Comentários