Eles ganharam notoriedade na última década. Passaram a figurar nas ruas tradicionais, nas avenidas famosas, nas estações de metrô, nos condomínios, em parques municipais… os bicicletários passaram a ter a atenção que merecem, ainda mais num mundo cada vez mais necessitado de opções limpas de transporte e desafogamento do trânsito.
O objetivo principal dos bicicletários é permitir um espaço exclusivo para ciclistas retirarem e guardarem bicicletas e utilizá-las pelas ruas da cidade. Pode parecer muito óbvio, mas isso precisa mesmo ser respeitado para que o espaço alcance sua meta principal. Motocicletas e carros devem manter o espaço apenas para o uso correto dos ciclistas.
Construção e Instalação
Segundo as diretrizes dos guias de construção de bicicletários dos Estados Unidos e também do Reino Unido, a construção dos bicicletários se dá a partir das seguintes recomendações:
- Passagem livre para pedestres: ou seja, o bicicletário não pode “atrapalhar” o fluxo normal das pessoas.
- Cálculo de risco: é preciso calcular os riscos que o ciclista pode correr junto ao tráfego na hora de pegar ou deixar sua bicicleta no local. As manobras do ciclista não podem colocá-lo em risco na rua.
- Permitir a abertura de portas de carros quando o bicicletário estiver no meio fio ou em estacionamentos.
- Medidas corretas para o suporte das bicicletas. Eles devem ser uniformes, não apresentar deformidades e estarem posicionados bem firmes e em espaço plano.
- O bicicletário deve ser instalado em local visível de acessível, bem como seguro.
Não existe entretanto algum material ou diretriz específica quanto a forma que o aparelho precisa ter, por isso designers do mundo todo criam sempre novos modelos, de acordo com a cidade onde estão instalados, deixando a criatividade rolar. Confira a seguir alguns modelos inusitados de bicicletários ao redor do mundo:
Onde encontrar bicicletários
Cidades grandes e capitais costumam ter mais de um bicicletário em pontos diferentes, como bairros tradicionais e estações de trem e metrô. Algumas dispõem de aplicativos, sites e mapas que informam a localização do bicicletário mais próximo para que o ciclista possa saber de antemão onde deixar a bicicleta.
Cidades menores já podem também ter seu próprio espaço para bicicletas e isso tem se tornado muito comum. O ciclista está sendo inserido na paisagem urbana e ganhando espaço e respeito, assim como já é dado nos países mais desenvolvidos.
Para projetos de urbanismo
Hoje o urbanista que propõe faixas exclusivas para o ciclista precisa pensar já em espaços específicos para o ciclista guardar a sua bicicleta ao longo do percurso. para o ciclista, isso é tão importante quanto as faixas de estacionamento para os carros nas ruas. Além disso, é importante prever bicicletários para áreas importantes de fluxo da cidade, como perto de pontos de ônibus e estações do metro.
O cidadão também pode pressionar, exigir e recolher assinaturas de interessados em instalar um bicicletário em determinada área da cidade. Nos tempos atuais, esse tipo de ação é cada vez mais comum e cada vez mais aceito.
Apesar de tantas boas mudanças nesse sentido, ainda estamos longe de transformar completamente a realidade. Mas os primeiros passos já foram dados. Resta torcer, colaborar e eleger representantes comprometidos em manter a cidade cada vez mais dignamente habitável.
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