Uma das formas mais antigas no que se refere à mobília, o baú de madeira era usado principalmente para armazenar itens de valor, comidas, armas, roupas finas e até tesouros. Hoje, há quem pense que os baús e caixas de madeira dão um pouquinho de dor de cabeça, já que são relativamente grandes: onde colocar esse “trambolho”? Embora muitas pessoas pensem assim ou simplesmente não querem se desfazer de seu bem material – talvez pelo lado sentimental que ela tem –, há quem use a criatividade e consegue utilizar esses objetos em outras funções, como simples acessórios para decoração.
Decoração com baús de madeira
De uma maneira prática e criativa, as caixas e baús de madeira podem se tornar mesinhas laterais de sofá (sempre ornando tamanho e altura), podem ser usados em banheiros e/ou escritórios para guardar revistas, objetos, livros, CDs etc. e em quartos para guardar roupas de cama, por exemplo. Mesmo para aqueles que acreditam que a madeira não orna muito bem com o restante do ambiente, é possível enfeitá-lo revestindo-o com couro, por exemplo, usar retalhos e/ou tecidos estampados e até espelhá-lo.
Já para aqueles que gostam de um estilo mais rústico, clássico e que remetem a outras épocas, é possível comprar caixas e baús de madeira em locais do ramo, como lojas de móveis usados. O baú de madeira maciça é elegante, mas é mais caro que os demais tipos. Por isso, alguns lugares estão adotando trabalhar com madeira de demolição, que além de ajudar a preservar o meio ambiente, sai mais barato.
Lembre-se sempre de verificar as condições do objeto que você está comprando, atentando-se para possíveis defeitos, partes danificadas e até rachaduras. Certifique-se de que procedência é aquela mesma que estão fazendo propaganda. Se você der batidinhas na madeira e cair pó da mesma cor ou se tiver furinhos, é presença de cupim! Caso apresente alguns arranhões, basta lixá-los levemente para não danificar o móvel. Depois, é só pintá-lo como desejar. Pesquise e inove no tipo de acabamento que deseja e faça bom proveito!
lindos!